Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil

11-97201-6929

11-99827-3389

reserva da casa com Elvis 11-99527-8286

O Cursilho (também conhecido como Movimento de Cursilhos de Cristandade) é um movimento eclesial de evangelização cristã, surgido na Igreja Católica Apostólica Romana, no seio da Ação Católica Espanhola do início do século XX.

No Brasil, foi realizado o 1º. Cursilho em abril de 1962, em Valinhos, Diocese de Campinas – SP.

Os RETIROS acontecem em 3 dias, sempre nos finais de semana, com entrada na noite de sexta-feira e saída no final do domingo.

É um encontro vivencial, com uma dinâmica própria, onde um grupo de cristãos (leigos e sacerdotes) testemunha sua caminhada e coloca para reflexão e debate temas ligados a fé e à vida.

O Cursilho é um método que gera um movimento, nos despertando e capacitando a criar núcleos de cristãos que prossigam levando aos seus vários ambientes os critérios e valores do Evangelho.

É também um tempo forte do Movimento de Cursilhos de Cristandade, em que a proclamação jubilosa da Boa Nova, a entrega da Mensagem (Graça, Reino e Seguimento de Jesus) aos participantes, é feita de forma vivencial e comunitária;

O Cursilho é tanto para homens como mulheres, adultos ou jovens, que sejam pessoas:

- Com capacidade de redescobrir e reafirmar sua personalidade através de opções livres e conscientes;

- Inquietas, ansiosas para transforma-se e transformar o mundo na linha da solidariedade e da justiça;

- Aptas para viver em e para a comunidade, capazes de dar sabor como o sal, de iluminar como a luz, de transformar a massa como o fermento.

O Cursilho não é: Apenas uma expediência de fim-de-semana ou um simples retiro ou uma terapia de grupo. É uma experiência profunda de fé, de transformação pessoal e religiosa.

O Cursilho existe para evangelizar, em quatro aspectos:

- Possibilitar a vivência e a convivência do fundamental cristão;

- Ajudar a descobrir e a realizar a vocação pessoal, respeitando-a;

- Criar núcleo de cristãos;

- Fermentar de Evangelho os ambientes.

Em síntese, o Cursilho tem método próprio (querigmático - vivencial) facilita a vivência do Fundamental Cristão, na conversão aos valores do Reino de Deus, ajudando a descobrir e a realizar a vocação pessoal, respeitando-a e criando Núcleos Ambientais Cristãos.

Estes núcleos são pequenas comunidades eclesiais criados para que as pessoas fermentem de Evangelho os seus ambientes (familiar, profissional, social, político, religioso.) através de seu testemunho e da palavra, e que pratiquem os valores do Reino de Deus, anunciados por Jesus Cristo.

Rua Arthur Bernardes, 187

Vila Municipal