Ecumenismo e Diálogo Inter religioso

Assessor: Pe. José Antonio Boareto

DIMENSÃO DIOCESANA DO ECUMENISMO E DO DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

JUSTIFICATIVA:

Para podermos praticar o ecumenismo e o diálogo inter-religioso é necessário, primeiramente, termos o conhecimento claro do que é o ecumenismo e o como pretendemos dinamizar as propostas da comissão diocesana ecumênica e do diálogo inter-religioso.

OBJETIVO GERAL Oferecer um aprendizado que contribua para uma maior compreensão da necessidade de se cultivar uma espiritualidade ecumênica para uma pastoral ecumênica e de diálogo inter-religioso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:                                      -

-Aprofundar um estudo sobre o significado do Ecumenismo na pessoa de Jesus e no seu projeto.

- Estudar as orientações da Igreja para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso.

- Levar os participantes  a tomarem conhecimento das instâncias que existem entre as igrejas para o Ecumenismo e o Diálogo inter-religioso.

- Proporcionar uma reflexão sobre a intolerância religiosa considerando os desafios para o Ecumenismo e para o Diálogo-inter-religioso, sobretudo, a partir da nossa realidade diocesana.

- Realizar visitas monitoradas a outras igrejas cristãs e de outras denominações religiosas.

ORGANIZAÇÃO:

A Comissão Diocesana Ecumênica e de Diálogo inter-     religioso deverá atuar por meio de uma estrutura simples:

- Uma comissão diocesana central, composta de duas pessoas de cada paróquia da cidade e de membros de outras igrejas cristãs;

- Uma comissão em cada região pastoral e um membro da comissão central;

- Comissões paroquiais, em cada paróquia.

FUNCIONAMENTO:

A comissão Central é responsável pela pesquisa de toda documentação e do material teórico que fundamenta o movimento ecumênico e o diálogo inter-religioso.

Num momento seguinte, a mesma comissão fará chegar o material às demais comissões para estudo e divulgação dos conteúdos.

Buscar formas de ações ecumênicas (Grupos de estudos, Celebrações, Encontros de Corais, Momentos de oração (Dia de Ação de Graças, Semana de Orações pela Unidade Cristã, Cultos Ecumênicos).

Nas paróquias, ações sistemáticas de reconhecimento das várias confissões religiosas locais. Projetos comunitários integrados no campo social. Campanhas ocasionais.

CALENDÁRIO DO ANO 2016                                                                                                    Reuniões da Comissão Central do Ecumenismo  - MOFIC (Movimento Fraterno de Igrejas Cristãs) sempre na 1ª terça-feira  do mês.   Poderá haver alteração de datas e local, conforme necessidade. Em princípio, faremos as reuniões em Bragança:    Maio –03   Junho – 07  Agosto – 02  Setembro – 06  Outubro – 04  Novembro – 01    O local poderá ser definido a cada reunião.

ENCONTROS E EVENTOS: 1) SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE CRISTÃ : Com Celebrações nas comunidades da Diocese - de 8 a 15 de  maio.

2) XXI ENCONTRO ECUMÊNICO DO REGIONAL SUL 1   -   Data: 2 a 4 de Setembro de 2016

Local: Centro Mariápolis Ginetta. Vargem Grande Paulista, SP.      Tema: ( 500 anos da Reforma)

3)  CELEBRAÇÃO INTER-RELIGIOSA : DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS – Data: 24 de novembro Local: Praça Central de Bragança Paulista.

PLANO DE AÇÃO:

• Curto prazo – Completar a Comissão Central para manter a proposta ecumênica.
  • Médio prazo – Incentivar a formação de comissões regionais
  • Longo prazo  - Chegar a formar comissões paroquiais.

• MARIA BUENO DA SILVA 4033-2084- 8384-7879 Catedral   maria_bdasilva@yahoo.com.br R.Aquidabam, 580 Vila Aparecida
  • CONRADO VASSELAI São José (11)40334249 cel: 9641 8322 e-mail: conradovasselai@gmail.com
  • JOSEFINA M. F. VASSELAI – São José  (11)40334249  jmvasselai@gmail.com
  • PASTOR LUIS ANTÔNIO RAMOS DE OLIVEIRA da Igreja – Maranata  4032 5759 Res.Trav.SilvaPinto,114 ana.oliveira@unimedep.com.br
  •  margo.liza@yahoo.com.br   9-9692 0178
  •  FELIPHE H. Souza –IPU   feliphehsouza@hotmail.com cel 9 73712989  Atibaia
  • LENI – Sta. Luzia. 4032 8767 - rua Santiago Sanches de Oliveira, 61 JD Amapola.
  • PASTOR ENZO BASILIO ROBERTO Responsável pela  Igreja Presbiteriana Unida–robs_ebr@yahoo.com.br  Tel; 9-9596 6255
  • · RAFAEL – são benedito (sta. Rita) – 4031 1366 Rafael (Té) Araras dos Mori- São Benedito   99597 1521    40311366
  • ANTÔNIO TOFANIN (Tonhinho) – 9- 75440720 são benedito (sta. Rita)
  • CARLOS ROBERTO DE LIMA - CARLINHOS – 974591069 mandar e-mail para a paróquia sta Terezinha