Ecumenismo e Diálogo Inter religioso

Contato: 11) 9.5376-8967
E-mail:dedir.braganca@gmail.com / daiane.daip@gmail.com

JUSTIFICATIVA:

Para podermos praticar o ecumenismo e o diálogo inter-religioso é necessário, primeiramente, termos o conhecimento claro do que é o ecumenismo e o como pretendemos dinamizar as propostas da comissão diocesana ecumênica e do diálogo interreligioso.

OBJETIVO GERAL Oferecer um aprendizado que contribua para uma maior compreensão da necessidade de se cultivar uma espiritualidade ecumênica para uma pastoral ecumênica e de diálogo inter-religioso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:                                      -

-Aprofundar um estudo sobre o significado do Ecumenismo na pessoa de Jesus e no seu projeto.

- Estudar as orientações da Igreja para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso.

- Levar os participantes  a tomarem conhecimento das instâncias que existem entre as igrejas para o Ecumenismo e o Diálogo inter-religioso.

- Proporcionar uma reflexão sobre a intolerância religiosa considerando os desafios para o Ecumenismo e para o Diálogo-inter-religioso, sobretudo, a partir da nossa realidade diocesana.

- Realizar visitas monitoradas a outras igrejas cristãs e de outras denominações religiosas.

ORGANIZAÇÃO:

A Comissão Diocesana Ecumênica e de Diálogo inter-     religioso deverá atuar por meio de uma estrutura simples:

- Uma comissão diocesana central, composta de duas pessoas de cada paróquia da cidade e de membros de outras igrejas cristãs;

- Uma comissão em cada região pastoral e um membro da comissão central;

- Comissões paroquiais, em cada paróquia.

FUNCIONAMENTO:

A comissão Central é responsável pela pesquisa de toda documentação e do material teórico que fundamenta o movimento ecumênico e o diálogo inter-religioso.

Num momento seguinte, a mesma comissão fará chegar o material às demais comissões para estudo e divulgação dos conteúdos.

Buscar formas de ações ecumênicas (Grupos de estudos, Celebrações, Encontros de Corais, Momentos de oração (Dia de Ação de Graças, Semana de Orações pela Unidade Cristã, Cultos Ecumênicos).

Nas paróquias, ações sistemáticas de reconhecimento das várias confissões religiosas locais. Projetos comunitários integrados no campo social. Campanhas ocasionais.