Setor Juventude

POSTADO EM 16 de Junho de 2016

É um organismo que há em nossa diocese dedicado à articulação das expressões eclesiais voltadas à evangelização dos jovens.

O Setor Juventude é o espaço que articula, convoca e propõe orientações para a Evangelização da Juventude, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns

Na realidade diocesana, o Setor Juventude é um espaço de comunhão e participação para unir e articular todos os segmentos juvenis diocesanos num trabalho conjunto. A missão do Setor, nesse sentido, é favorecer a integração e o diálogo, além de propor algumas diretrizes comuns para a evangelização, considerando as necessidades de cada realidade diocesana e as especificidades de cada segmento juvenil (cf. CNBB, Doc. 85 n.º 195).

Fazem parte do Setor as experiências de evangelização juvenil existentes na Diocese: Pastorais da Juventude, Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades, Congregações Religiosas que trabalham com juventude, Catequese Crismal, Pastoral Vocacional, Pastoral da Educação, Pastoral Familiar, Pastoral do Adolescente, Pastoral Universitária e outros segmentos eclesiais envolvidos com evangelização juvenil (cf. CNBB, Doc. 85, n.º 193 e anexo 5 gráfico C). Assim, na Diocese de Bragança Paulista a partir do segundo semestre de 2016 as expressões que trabalhem com juventude são convocadas a fazer parte da nova coordenação do Setor Juventude.

Objetivo:

• Promover o diálogo entre as expressões juvenis diocesanas
  • Apoio aos grupos de jovens, e grupos de crismas.
  • Promover integração entre os grupos de jovens.
  • Estruturação de Grupos de Jovens nas paróquias que não possuem.
  • Promover momentos de reflexão sobre a Juventude.
  • Apoio as atividades promovidas pelas expressões juvenis
  • Atividades em conjunto: DNJ, JDJ, Romaria Diocesana

Certos da vontade de Deus nos colocamos em oração para que nossos projetos sejam os projetos de Deus, e que possamos fazer parte dessa missão de evangelização para com a juventude de nossa diocese de Bragança Paulista.

Pe. Antonio Medrado

Assessor Diocesano do Setor Juventude

Diocese de Bragança Paulista

Praça Santo Antonio, S/N - https://setorjuventudebrag.wixsite.com/setorjuventudebp/contatos