Clero reflete sobre a pandemia e seus impactos na moral e na espiritualidade

POSTADO EM 29 de Outubro de 2021

Terminou na ultima quinta-feira (28) a Atualização Teológica do Clero realizada no Santuário da Mãe Rainha, em Atibaia.

Esta foi a primeira atualização realizada desde 2019 e contou com a participação de quase todo o clero presente em nossa diocese. Na ocasião tratou-se o tema “Pandemia, moral e espiritualidade: um olhar para o futuro”, conduzido pelo Frei Nilo Agostini, da Ordem dos Frades Menores, que é pós-doutor em Educação, doutor em Teologia e autor de quase duas dezenas de livros sobre temas variados, com ênfase na moral cristã.

Desde o dia 26 os padres e diáconos presentes tiveram a oportunidade de refletir sobre o momento ímpar que estamos vivendo e pensar perspectivas de futuro. Na ocasião se utilizou sobretudo o magistério do Papa Francisco, que incansavelmente tem apontado a necessidade de aprendermos as lições que a pandemia nos trouxe, sem podemos voltar irrefletidamente a antiga “normalidade”. Se assim for, sairemos piores do que antes deste grande kairós que se apresenta a nós.

REUNIÃO GERAL DO CLERO

Ainda na terça-feira (26) antes do início da atualização, houve uma reunião geral do clero para tratar da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, cuja implementação se faz urgente. Este momento foi conduzido pela Comissão Diocesana de Proteção de Dados, na pessoa de seu encarregado Pe. Danilo Teixeira da Silva e também da advogada Maria Gabriely Brandão e da contadora Patrícia Masiero.