ASSEMBLÉIA DIOCESANA REFLETE DOCUMENTO 105 DA CNBB

POSTADO EM 25 de Novembro de 2016

Realizou-se no dia 15 de novembrodas 8:30 às 16:00 horas, no Colégio Coração de Jesus em Bragança Paulista, a AssembléiaDiocesana que neste ano refletiu sobre o novo documento 105 da CNBB, com o tema:Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade - Sal da terra e luz do mundo(Mt 5, 13-14).

A Assembléia contou com a assessoriado professor Carlos Francisco Signorelli, membro da Comissão de AssessoriaPermanente do CNLB - Conselho Nacional do Laicato do Brasil.

Os trabalhos iniciaram por volta das9:00 horas com um momento de oração. Em seguida Dom Sérgio apresentou e deu apalavra ao assessor.

CarlosSignorelli fez uma breve introdução ao tema, explicitando alguns conceitosimportantes: sujeito, autonomia e corresponsabilidade.

Em seguida apresentou um brevehistórico sobre a elaboração do documento e passou a síntese dos seus principaispontos.

Como ponto fundamental mencionou aimportância do processo religioso na construção do novo e o chamado do leigopara contribuição com os valores cristãos na construção da nova civilização.

O assessor prosseguiu com osseguintes pontos: o cristão leigo como sujeito eclesial; a importância dosdocumentos da Igreja no processo histórico; a conjuntura e características domundo globalizado; os avanços e recuos da Igreja na prática dos cristãosleigos; a ausência de identidade e consciência crítica dos leigos; asdificuldades com o clericalismo;  osrostos do Laicato; discernimentos necessários da realidade; as tentações damissão; a importância da mudança de mentalidade e de estruturas; o cristãoleigo como sujeito eclesial e cidadão do mundo; a necessidade de uma espiritualidadeencarnada, de comunhão e missão; a urgência de uma formação integral; os váriosmodelos de Igreja; sobre a opção pelos pobres; a espiritualidade popular; afundamental Doutrina Social da Igreja; o histórico e papel do CNLB; a açãotransformadora dos leigos na sociedade; o mundo da família; mundo da políticapartidária, mundo do trabalho, das políticas públicas, da educação e cultura,das comunicações, da economia e da ecologia. E finalmente, os indicativos deações pastorais e compromissos práticos para propostas, todos pontos abordadospelo documentos 105.

Emseguida foi aberta a palavra aos participantes para 03 perguntas que foramrespondidas pelo assessor.

Os participantes da assembléiapuderam levar material síntese do documento em forma de caderno de estudo paraser refletido em grupos.

A assembléia foi encerrada com aoração final e Padre Eugênio, vigário geral, apresentou os agradecimentos aoassessor e a todos presentes.

Verônica B. de Queiroz

p/ Equipe de Art. do CNLB