Homilia Missa do Crisma 2017

Homilia Missa do Crisma 2017

POSTADO EM 19 de Abril de 2017

Missa do Crisma

12 de abril de 2017

Image title


Homilia

“... Jesus Cristo, a testemunha fiel, primogênito entre os mortos, e soberano dos reis da terra. A ele que nos ama e com seu sangue nos libertou de nossos pecados, e que fez de nós um reino de sacerdotes para Deus seu Pai, glória e poder pelos séculos dos séculos Amém!...”(Ap 1, 5 – 6).

Caríssimos irmãos presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas, leigos e leigas representantes das nossas paróquias, coordenadores de comunidades, atividades pastorais e evangelizadoras, movimentos, grupos e associações presentes nesta celebração, momento mais alto da vida da Igreja diocesana, reunida ao redor de seu bispo, no seu exercício sagrado do munus santificandi – o serviço de santificar a ele conferido.

Dois ritos se realizam no transcorrer desta solene concelebração: a benção e a consagração dos Santos Óleos para a administração dos sacramentos e a Renovação das Promessas Sacerdotais pelos presbíteros presentes. O óleo é sinal da bênção de Deus. Ele penetra profundamente; assim, tornou-se o sinal do Espírito de Deus.

O povo judeu tinha o costume de ungir seus reis (cf. 1Sm 16,1; 11b – 13a), seus sacerdotes (cf. Ex 30, 22 – 25; 30 – 33) e seus profetas (cf. 1Rs 19,15 – 16). Tomar alguém do meio do povo e ungi-lo para uma missão especial significava que o próprio Deus estava elegendo e, pela unção, confirmando sua presença e ação libertadoras, no amor e na fidelidade.

Abençoamos há pouco o óleo para os enfermos e catecúmenos e consagramos o óleo para o crisma. Eles exprimem as dimensões essenciais da vida cristã. No óleo para os catecúmenos, usado na primeira unção, no sacramento do batismo, a manifestação do desejo de se pôr a caminho com Cristo. O óleo que manifesta a fé e a busca de Deus, que anda à nossa procura. A força e a coragem para a vida cristã estão nele.

Assim pede o ministro que batiza, quando unge o batizando com o óleo dos catecúmenos: “O Cristo salvador te dê a sua força. Que ele penetre em tua vida como este óleo em seu peito”.

Que dignidade a nossa! Com a força que dele procede, nossa vida seja um constante procurá-lo, conhecê-lo, amá-lo, servi-lo e testemunhá-lo sempre mais. Nesse sentido, somos sempre catecúmenos – capazes de Deus.

No óleo dos enfermos, o consolo para os que sofrem. Curar os enfermos é o primeiro fruto da chegada do Reino, da misericórdia infinita de Deus. Ir ao encontro dos doentes e dos que estão no limite da existência, marcados pela dor, é um gesto que a Igreja jamais pode negligenciar. “... Está alguém enfermo? Chame os presbíteros da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o restabelecerá. Se ele cometeu pecados, lhe serão perdoados... “(Tg 5, 14 – 15).

No santo crisma, o mais nobre dos óleos, as unções sacerdotal e real, ligadas às grandes tradições de unção da Antiga Aliança. Com a unção do óleo dos catecúmenos adentramos ao Povo de Deus e com a unção do santo crisma somos configurados como Povo Sacerdotal e Real, para revelar as maravilhas de Deus em favor de toda a humanidade. Como povo de servidores, alegre e fiel, é que devemos nos apresentar cada dia, sem vanglória ou privilégio algum, apenas movidos pelo desejo de atrair muitos irmãos e irmãs a Jesus Cristo e à sua Igreja.

Aos irmãos e irmãs leigos e leigas recordamos a palavra da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no documento, “ Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da terra e Luz do mundo” (Mt 5, 13 – 14): “...os cristãos leigos e leigas são Igreja e não apenas pertencem à Igreja. Já afirmava o Papa Pio XII: ‘Os fiéis leigos estão na linha mais avançada da vida da Igreja: por eles, a Igreja é o princípio vital da sociedade. Por isso, eles, sobretudo, devem ter uma consciência cada vez mais clara, não somente de que pertencem à Igreja, mas de que são Igreja, isto é, comunidade dos fiéis na terra sob a direção do chefe comum, o Papa, e dos bispos em comunhão com ele. Eles são Igreja’. Não é evangélico pensar que os clérigos – ministros ordenados – sejam mais importantes e mais dignos, sejam ‘mais’ Igreja do que os leigos. Esta mentalidade, errônea em seu princípio, esquece que a dignidade não advém dos serviços e ministérios que cada um exerce, mas da própria iniciativa divina, sempre gratuita, da incorporação a Cristo pelo Batismo” (n. 109).

Portanto, na assiduidade à Eucaristia, acolhida generosa da Palavra, contemplação, oração e, principalmente na alegria do serviço que edifica toda a comunidade e os abre sempre para as tarefas de colaboração na transformação da sociedade, para que seja mais justa e solidária, vocês vivem tão nobre vocação: “sal da terra e luz do mundo”. Vocês não são cristãos de categoria inferior, não são ajudantes do padre, não são serviçais, tarefeiros ou prestadores de algum favor a quem quer que seja. Vocês são corresponsáveis na missão da Igreja. Cultivem a espiritualidade missionária que se expressa na comunhão, capaz de manter viva a vocação de serem cristãos, “depositários de um bem que humaniza sempre mais”.

Aos irmãos presbíteros e diáconos, eu, presbítero como vocês, peço: irmãos entre irmãos, a graça de “reavivar a chama do dom que recebemos pela imposição das mãos” (2Tm 1, 6). Deixemos de lado toda timidez. Animemo-nos pela fortaleza, amor e sabedoria que vem de Deus, não nos envergonhando do testemunho de Jesus Cristo. Se tivermos de sofrer, o façamos fortificados pelo poder de Deus. Retomemos cada dia a oração, a adoração e a contemplação silenciosa. Cuidemos de nós.

Que o ativismo não nos aprisione, levando-nos a cair na superficialidade ou na mundanidade, satisfazendo-nos na periferia da visibilidade e aparência. Apenas na contemplação do rosto de Cristo pela oração e desprendimento é que vamos aprender a generosidade para nos doarmos corpo e alma, como Cristo, no ministério sacerdotal. Deixemos Cristo falar, deixemos que ele apareça. Não ofusquemos sua presença com aparatos superficiais, ultrapassados, dispensáveis e, que apenas satisfazem nosso ego. Como o povo a nós confiado está sedento da nossa generosidade e da nossa simplicidade! Só por uma verdadeira vida interior e por uma maturidade comprovada o sacerdote poderá se livrar do que é superficial, transitório, para viver do essencial.

Quantos de nós acumulamos bens materiais, preocupados em garantir um futuro seguro. A fidelidade e a liberdade sacerdotais exigem que busquemos sempre mais o que nos identifica com Jesus Cristo – servidor e pobre. Não nos esqueçamos: Não nos pertencemos. Pertencemos a Jesus Cristo e ao povo. Existimos para eles. Esta é a nossa riqueza. Sabemos que o caminho é longo. É preciso começar a trilhá-lo sem demora.

Hoje, mais do que nunca, todos esperam nosso bom exemplo: oração, capacidade de acolhimento, proximidade e misericórdia, escuta, humildade, perdão, comunhão. E como somos devedores da comunhão, do perdão, que devem começar por nós mesmos. Será que o povo, ao olhar para nós, reconhece-nos como homens de Deus, da Igreja? É sempre tempo de recomeçar.

Aos religiosos e religiosas de nossa Diocese, sem negligenciar a beleza e as exigências dos carismas próprios, eu peço: transitem em nosso meio como homens e mulheres que, na total liberdade e confiança, animados pelos votos de pobreza, obediência e castidade, levem a refletir o modo de viver de Jesus Cristo, sobretudo pelas obras de misericórdia espirituais e corporais, como já pediu o Papa Francisco na Misercordiae Vultus, n.15. E aperfeiçoem sempre a comunhão com a Igreja diocesana.

Aos meus amados seminaristas, peço que cultivem, no cotidiano do Seminário, a adesão pessoal a Cristo – isso permanece fundamental. O Seminário seja ambiente favorável para o encontro e amadurecimento da vida em Cristo. Oração, estudo, partilha, cultivo de relações sinceras, silêncio são indispensáveis na construção do homem interior. Deixem-se modelar pela escola de Jesus, não só para aprender a falar dele, mas para ser presença dele, discípulos missionários dele. Aspirem desde já a construir um sacerdócio segundo o coração dele, limpo das modas humanas, como já falamos por ocasião de minhas visitas ao Seminário. Que todos aqueles e aquelas que desde já são confiados a vocês, percebam que realmente a Igreja tem futuro. Sejam amigos, sinceros, verdadeiros, pessoas de caráter. Sejam amigos íntimos de Jesus junto ao Sacrário, na Palavra, com os pequenos e pobres.

Vivendo o Ano Mariano, sob o olhar misericordioso da mãe de Deus e nossa, aprendamos, com ela, a acolher e a realizar a vontade de Deus, tornando-nos, pela graça de seu Filho, um povo sacerdotal.

Image title


+ Sérgio

Bispo Diocesano

© Copyright 2024. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil