DOM SÉRGIO APARECIDO COLOMBO COM OS DEMAIS BISPOS PAULISTAS NA ASSEMBLEIA DA CNBB

DOM SÉRGIO APARECIDO COLOMBO COM OS DEMAIS BISPOS PAULISTAS NA ASSEMBLEIA DA CNBB

POSTADO EM 10 de Abril de 2024


Image title


Na manhã desta quarta-feira, dia 10, teve início a 61º Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Assembleia se realiza até o dia 19 de abril no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional em Aparecida.


A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora se configuram como temas principais da programação, tendo três temáticas prioritárias, a saber, Sínodo dos Bispos 2021-2024, Jubileu 2025 e Juventude.


A CNBB é a maior conferência episcopal do mundo com a participação de 442 bispos na 61ª edição da Assembleia Geral em 2024, número recorde e até maior que o total de bispos em muitos países próximos, como destacou o dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da entidade durante a primeira coletiva de imprensa do encontro eclesial.


“A vida de fé acontece na comunidade. Por isso, um dos grandes desafios que as novas diretrizes podem ter diante de si é como propor o Evangelho às novas gerações. Pensando, sobretudo, nos adolescentes” explicou dom Jaime sobre um dos temas da Assembleia. Segundo o presidente da CNBB, os jovens sofrem uma “mudança geracional” a cada cinco anos, o que dificulta a comunicação com eles.

Image title


RETIRO ESPIRITUAL


Como parte da programação, logo mais, às 16h, terá início o Retiro Espiritual do episcopado brasileiro com a pregação do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. Com o tema “O Caminho Sinodal”, três pontos importantes serão abordados no momento de oração: comunhão, participação e missão, segundo o cardeal.


O secretário de Estado também destacou oportuna a preocupação dos bispos com a evangelização da juventude católica, pois é também a partir dos jovens que a vida espiritual nasce nas comunidades.

Image title


BISPOS PAULISTAS


Do Regional Sul 1 da CNBB, que compreende as arquidioceses e dioceses paulistas, 56 bispos participam da 61ª edição da AG. Dentre eles, 48 bispos titulares e auxiliares, seis eméritos, dois cardeais e um bispo de outro rito.


Image title


© Copyright 2024. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil