Caráter evangelizador da comunicação pauta reunião dos bispos paulistas em Roma

Caráter evangelizador da comunicação pauta reunião dos bispos paulistas em Roma

POSTADO EM 28 de Setembro de 2022


Image title


Segundo o prefeito do Dicastério para a Comunicação, o jornalista Paolo Ruffini, o departamento foi criado para reforçar a natureza evangelizadora no âmbito comunicacional. Para que as equipes da Pascom e os Departamentos Diocesanos de Comunicação “abracem o mandado missionário de Jesus Cristo de levar a Boa Nova a todos os povos” que o Regional Sul 1 da CNBB se esforça na animação pastoral, indicou o relator do encontro, dom Sérgio Aparecido Colombo

 

IGREJA E COMUNICAÇÃO


“Alegramo-nos estar aqui em Roma para manifestar nossa comunhão afetiva e efetiva com o sucessor de Pedro, o Papa Francisco, e com os dicastérios que servem à unidade da Igreja, como também à organização”, iniciou o discurso do bispo diocesano de Bragança Paulista, dom Sérgio Aparecido Colombo, ao prefeito do Dicastério para a Comunicação na tarde de hoje, dia 28, cumprindo a última programação do dia para a Visita Ad Limina 2022.


O bispo, que também é referencial da Pastoral da Comunicação (Pascom) no Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), indicou, na relatoria, que não há realidade que possa romper o profundo elo entre Igreja e comunicação que “encontra sua fundamentação na salvação trazida por Jesus Cristo, que é essencialmente um ato de comunicação”.


Na partilha, o jornalista Paolo Ruffini, prefeito do departamento romano, explicou que o “Dicastério foi criado para administrar e articular os diversos órgãos da Santa Sé”, e para reforçar, principalmente, a natureza de evangelização e de testemunho eclesial no âmbito comunicacional.


Neste sentido, o bispo diocesano de Bauru, dom Rubens Sevilha, OCD, agradeceu os colaboradores do departamento de comunicação da Cúria Romana pelos serviços oferecidos às dioceses do mundo, destacando o Vatican News.


PASTORAL E TESTEMUNHO


As necessidades de atualização das fontes nos sites diocesanos e de divulgar a vida das pessoas e das comunidades foram temas tratados pelo episcopado na reunião. Segundo dom José Reginaldo Andrietta, bispo diocesano de Jales, o encontro evidenciou ao episcopado paulista “que a comunicação na Igreja deve ter um caráter essencialmente pastoral, sem desconsiderar sua dimensão profissional”.


Dom Sérgio afirmou também que o objetivo pastoral do campo comunicacional no Regional Sul 1 é justamente criar, nas arquidioceses e dioceses, “um vínculo de colaboração mútua, para a efetivação da atividade pastoral, e também do trabalho institucional de comunicação, para que juntos, Pascom e Departamentos de Comunicação institucionalizados, abracem o mandado missionário de Jesus Cristo de levar a Boa Nova a todos os povos!”, concluiu.


O empenho das emissoras de rádio e de TV com inspiração católica também foi evidenciado no encontro, respectivamente, pelos bispos de Piracicaba e de São José do Rio Preto, dom Devair Araújo da Fonseca e dom Antônio Emídio Vilar, SDB.


Amanhã, dia 29, os bispos paulistas se encontrarão em audiência com o Papa Francisco.


Visita Ad Limina 2022: O Regional Sul 1 da CNBB ao encontro do Papa Francisco!



Image title

Image title

Image title


Fotos: Pe. Thiago Faccini / Regional Sul 1 da CNBB

© Copyright 2024. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil