Diocese de Bragança Paulista celebra ordenação diaconal dos seminaristas Jefferson e Leonardo

POSTADO EM 06 de Novembro de 2023

“Fazei-nos ó Pai, instrumentos de vossa paz” foi o lema da ordenação dos diáconos que agora assumem paróquias em Francisco Morato e Caieiras

A igreja matriz da Paróquia Cristo Rei, em Atibaia, foi cenário de mais um importante momento para a Diocese de Bragança Paulista: a ordenação diaconal dos seminaristas Jefferson Matheus Pereira da Silva e Leonardo dos Santos Silva. A Celebração Eucarística com o rito de ordenação diaconal foi realizada às 10h do último sábado (2) e presidida pelo bispo diocesano Dom Sérgio Aparecido Colombo.

Contando com expressivo número de fiéis, com a presença de grande parte do clero diocesano e seminaristas, bem como presbíteros e seminaristas de dioceses vizinhas, Jefferson e Leonardo receberam o 1º grau do sacramento da Ordem. O rito teve início após a proclamação do Evangelho com a apresentação dos candidatos e confirmação do Pe. Francisco Gilson, reitor do Seminário Maior de Filosofia e Teologia “Imaculada Conceição” de que os mesmos eram dignos do diaconato.

Com uma homilia direcionada aos futuros diáconos, o bispo falou, sobretudo, sobre a importância do comprometimento para com o ministério: “Não se omitam quanto à responsabilidade, a comunhão e a solicitude no exercício do ministério, que é participação no ministério apostólico [...]. Vocês vão fazer parte de uma família chamada diocese, Igreja particular. Se ela sofre, vocês sofrem; se ela vai mal, vocês vão mal; se vocês forem solidários ela encontrará solidariedade”.

Após assumirem as exigências do ministério e prometerem respeito e obediência ao bispo diocesano e seus sucessores, os então seminaristas se prostraram de bruços diante do presbitério como sinal de entrega total da vida a Deus. Com a imposição das mãos e a prece de ordenação, os novos diáconos foram vestidos por padres amigos, auxiliados pelos familiares, que acompanharam orgulhosamente toda a Santa Missa.

Tendo recebido o Livro dos Evangelhos, os diáconos foram acolhidos pelo abraço da paz de Dom Sérgio e demais diáconos presentes. Em seguida, ocuparam seus lugares no presbitério, para, pela primeira vez, assistir ao bispo na celebração eucarística.

A Diocese de Bragança Paulista louva ao Pai pela vida e vocação destes dois novos diáconos. A partir de agora, eles assumem a responsabilidade de pastorear suas comunidades: enquanto o diácono Jefferson assume a Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Francisco Morato, o diácono Leonardo será o administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Caieiras. Até se tornarem padres, ambos serão auxiliados por outros sacerdotes.

FONTE: Pascom - Comissão Diocesana

Image titleImage titleImage titleImage titleImage titleImage title

Image titleImage title