Clero conclui Curso de Atualização sobre a nova tradução do Missal Romano

POSTADO EM 27 de Outubro de 2023

Bragança Paulista, 27 de outubro de 2023 - O clero da Diocese concluiu nesta quinta-feira mais uma edição do Curso de Atualização do Clero, realizado entre os últimos dias 24 e 26 de outubro de 2023. Este curso, que acontece duas vezes por ano, é uma parte essencial da formação contínua do clero, seguindo as diretrizes estabelecidas já no Decreto Optatam Totius, que requer a formação sacerdotal ser continuada para enfrentar as condições do mundo moderno.

A edição mais recente do Curso de Atualização do Clero abordou a 3ª edição típica do Missal Romano, cuja tradução foi recentemente aprovada pela Conferência Episcopal Brasileira e entrará em vigor no primeiro domingo do Advento, em 3 de dezembro deste ano. Para discutir esse importante tema, os participantes tiveram a honra de receber Dom Edmar Perón, bispo de Paranaguá e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB durante o último quadriênio (2019-2023). Durante sua presidência, a Santa Sé reconheceu a tradução realizada pela Conferência Episcopal Brasileira.

O árduo trabalho de tradução do novo missal levou 19 anos, desde o início até a conclusão. Durante esse período, todos os textos da missa foram minuciosamente revisados para se aproximar da língua latina original, mantendo a fidelidade às orações originais. É importante ressaltar que as mudanças se concentraram na tradução das orações, não afetando o rito da Missa em si.

O Curso de Atualização do Clero teve lugar no Mosteiro de Itaici, localizado em Indaiatuba/SP, e contou com a participação não apenas do Clero da Diocese de Bragança Paulista, mas também do Clero da Diocese de Limeira. Ao final do encontro, o bispo diocesano Dom Sérgio Aparecido Colombo expressou sua gratidão a Dom José Roberto Fortes Palau por abrir essa oportunidade para que ambos os cleros pudessem desfrutar das valiosas contribuições de Dom Edmar.

Esta edição é mais uma demonstração do compromisso da Diocese de Bragança Paulista com a formação contínua de seu clero, garantindo que os padres estejam bem preparados para servir fielmente o povo de Deus à luz das atualizações litúrgicas que estão por vir com a nova tradução do Missal Romano.