Diocese de Bragança Paulista realiza 3º Encontro Diocesano da Pascom

POSTADO EM 14 de Setembro de 2023

Diocese de Bragança Paulista realiza 3º Encontro Diocesano da Pascom

Image titleEste ano, especialmente em Bragança Paulista, a Paróquia São Benedito acolheu a 3ª edição do Encontro Diocesano da Pascom, que aconteceu no dia 03 de Setembro.

Com grande presença dos agentes de pastoral das paróquias de toda a nossa diocese, os chamados “pasconeiros” com especial carinho, puderam excepcionalmente esse ano contar com grandes momentos de partilha, conversa, oração e sobretudo formação na edição deste ano. Isso porque após a Santa Missa presidida por Dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo diocesano, e também Bispo Referencial para a Pascom do Regional Sul 1 da CNBB, que compreende o estado de São Paulo, os ‘pasconeiros’ se dirigiram para o auditório onde puderam participar de uma roda de conversa com o bispo, e tiveram a oportunidade de perguntar, e questionar o sr. Bispo acerca do tema do encontro e assuntos pertinentes a comunicação.

Após o frutuoso e belo momento de conversa com o bispo, os participantes do encontro deste ano, puderam assistir e participar da palestra ministrada pelo Sr. Phelipe Campos, ‘pasconeiro’ da Diocese de Lorena, onde é o coordenador da Pastoral da Comunicação, além de fazer parte da coordenação estadual do Regional Sul 1 da CNBB, e ser o idealizador e ganhador do cartaz deste ano para o Dia Mundial das Comunicações Sociais que aconteceu em Maio. Phelipe pode então no período que antecedeu o almoço, trabalhar com os participantes o tema central do encontro que foi: “Rumo a presença plena: A Comunhão no trabalho da Pascom”.

Após o almoço, completando o caráter formativo do Encontro Diocesano, todos os participantes se dividiram, à escolha de cada um, em quatro workshops diferentes, tendo cada participante participado de dois deles.

Os workshops tratavam de assuntos muito presentes no dia-a-dia paroquial do agente da Pascom. O primeiro dele aprofundou a Produção e Edição de Vídeos, outro ainda tratou da Produção Textual, em vários aspectos como mídias sociais, reportagens e etc. O terceiro e de grande procuro abordou a Fotografia e por fim e bastante presente na realidade da Pascom Mídias Sociais.

Os assessores para cada um dos workshops foram respectivamente o sr. Luiz Claudio, da Arquidiocese de Campinas, Rafaela Soares, jornalista da Bragança Paulista, o sr José Neto, foógrafo profissional também de Bragança e o sr. Vinícius Cardoso, publicitário de nossa diocese da cidade de Itatiba.

Confira algumas fotos deste encontro abençoado:

Image titleImage title