NOSSA PÁSCOA NA PÁSCOA DE JESUS - Mensagem de Páscoa de Dom Sérgio Aparecido Colombo

NOSSA PÁSCOA NA PÁSCOA DE JESUS - Mensagem de Páscoa de Dom Sérgio Aparecido Colombo

POSTADO EM 06 de Abril de 2023


Image title


NOSSA PÁSCOA NA PÁSCOA DE JESUS

                                                                          

                                       “Antes da festa da Páscoa, Jesus sabia que tinha chegado a sua hora. A hora de passar deste mundo para o Pai. Ele que tinha amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo13,1).

                                       Irmãos e Irmãs!

                                      A Páscoa de Jesus foi o ponto alto de sua vida. Ele, que veio como enviado do Pai, para realizar o projeto do Reino de Justiça e de paz, levou-o até às últimas consequências – a Cruz. Na Semana Santa, que tem como ápice o Tríduo Pascal, os cristãos lembram de modo notável a MEMÓRIA desse mistério de amor que liberta e salva, revelando o verdadeiro sentido da vida: DOAR-SE.

                                       Assim como o povo de Israel experimentou a presença salvífica de Deus, quando da libertação do Egito, na passagem pelo Mar Vermelho, na conquista da Terra Prometida e em tantas outras situações, também nós, podemos sentir sua presença que salva, quando experimentamos o verdadeiro desenvolvimento, que é, para todos e cada um, a PASSAGEM de condições menos humanas para condições mais humanas.

                           O sofrimento presente/atual pelo qual passa a humanidade, com as sofisticadas formas de terrorismo, exclusão, preconceitos, intolerância, dominação, desastres naturais, doenças e morte, além da violência, que entre nós está em alta, e  os recentes conflitos entre Rússia e Ucrânia e em outras partes, revela a atualidade da Cruz de Cristo. Sua Paixão e morte continuam na paixão e morte do povo, pois ainda não aprendemos com algumas lições deixadas por Jesus.  A lição do lava pés: “Eu lhes dei o exemplo: vocês devem fazer a mesma coisa que eu fiz” (Jo 13,15);  a lição do perdão: “Pai perdoa-lhes! Eles não sabem o que estão fazendo!” (Lc 23,34) e a lição da vida nova que brota de sua vitória sobre a morte: “Não estava o nosso coração ardendo quando Ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?” (Lc 24, 32).

                                           A Campanha da Fraternidade deste ano, com o tema: Fraternidade e Fome, constitui-se num apelo para perceber a presença do Senhor Ressuscitado em nosso meio, clamando por dignidade, oportunidade e respeito entre todos. Que o nosso propósito de segui-lo, nos ensine antes de tudo a acolher e a humanizar a vida, pois a dor e a morte não podem ter a última palavra. O testemunho cristão, seja sempre um alento: caminhar na certeza de que o RESSUSCITADO VIVE: “... Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: Eu vi o Senhor.” (Jo 20,18).

                                          A Semana Santa, que não é um espetáculo, não termina com a procissão da Sexta Feira, como um acontecimento a mais em nossa vida de fé, nem tampouco com a procissão da Ressurreição no Domingo de madrugada. Na morte de Jesus, vivemos o acontecimento decisivo – a salvação da humanidade. O que conta é o compromisso e a alegria que brotam da vitória de Jesus sobre as forças da morte, renovando em nós, que desde já participamos desse mistério de Jesus crucificado e ressuscitado, a esperança.

                                    Retomemos o caminho, sensibilizando-nos com os crucificados que estão ao nosso redor, ajudando-os a manter viva essa mesma esperança que toma conta de todos nós. Aos queridos irmãos bragantinos como a todos os nossos diocesanos, uma FELIZ PÁSCOA.

† Sérgio

Bispo Diocesano

© Copyright 2024. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil