Primeiro Encontro de Formação missionária itinerante - Região pastoral de Mairiporã-Caieras

POSTADO EM 01 de Maio de 2019

Formação missionária itinerante - Região pastoral de Mairiporã-Caieiras

Iniciou no último domingo de abril, dia 28/04/19, na Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, em Mairiporã, o primeiro encontro de Formação Missionária Itinerante da Região Pastoral de Mairiporã-Caieiras. O percurso formativo foi ideado pelo COMIDI (Conselho Missionário Diocesano) no ano passado, após a experiência da Escola de Missiologia da Sub Região Campinas, sediada na nossa Diocese de Bragança em 2016.

Em 2018 quem acolheu a Formação Missionária Itinerante foi a Região Pastoral Piracaia. Cada encontro é realizado numa das paróquias da própria região pastoral.

Nesse novo início a formação, aberta às 9 paróquias da região, contou com aproximadamente 30 participantes.

Irmã Sônia, Missionária da Imaculada-PIME, assessora do COMIDI da nossa Diocese, começou com uma breve explanação sobre a Missão e o Mês Missionário extraordinário que o Papa Francisco quis para toda a Igreja em outubro desse ano, com o tema: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. Logo em seguida uma linda oração inicial missionária deu início ao encontro.

O coordenador e o vice coordenador do COMIDI, Toninho e João, assessoraram o tema: “Missão: Vocação de todo batizado”, frisando como cada um de nós, batizados, somos a partir desse Dom, enviados missionários. Assim como os discípulos de Jesus, somos incumbidos de, com a alegria, levarmos o anúncio de Cristo Jesus até os confins do mundo!

Depois do delicioso almoço, preparado com muito carinho pelos paroquianos, o assessor da Juventude Missionária diocesana Márcio, juntamente com Joseane, coordenadora Diocesana da Infância e Adolescência missionária e Caio, coordenador do Juventude Missionaria, apresentaram a obra da Infância e Juventude Missionaria e destacaram a responsabilidade desse movimento tão contagiante!

Em seguida, foi possível também compartilhar um pouco do entendimento do tema com uma dinâmica em grupos e alguns questionamentos para provocar reflexões.

No próximo mês de maio ocorrerá o segundo encontro itinerante de formação missionaria, na Paroquia Bom Jesus da Pedra Fria, Terra Preta, Mairiporã. O tema proposto será: “Origem da Missão e natureza missionaria da Igreja de Jesus Cristo”. Esperamos mais participação para juntos descobrirmos os fundamentos do “paradigma” de toda atividade e pastoral da Igreja de Jesus: a Missão!