Porta da Igreja Mãe Rainha em Jarinu é a maior do Estado

POSTADO EM 11 de Março de 2018

uem visita a Igreja Mãe Rainha de Schoenstatt, em Jarinu (SP), se surpreende pelo tamanho da porta de entrada. Feita de madeira e acompanhada por uma estrutura de vidro, há quem diga que é a maior porta de uma igreja do Estado de São Paulo.

A porta foi instalada em agosto de 2016 e tem 5,52m de altura por 4,16m de largura. De acordo com Bruna Damasceno, secretária da Igreja, trata-se da maior porta da região.

A informação é reforçada pelo Padre José Antônio, responsável pela paróquia. "Com certeza é a maior da nossa região e da região de Bragança Paulista (SP), tenho contato com os párocos destes municípios e eles não têm portas deste tamanho", afirma.

Porta de paróquia chama atenção pelo tamanho em Jarinu

A equipe que participa da construção da paróquia, que já dura sete anos, visitou e mediu a porta do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP) e a porta da Catedral da Sé, em São Paulo (SP), constatando que ainda são menores do que a da Paróquia de Jarinu.

"Nossa porta é maior do que a Catedral da Sé e do Santuário de Nossa Senhora Aparecida", afirma o Padre José Antônio.

A Arquidocese de São Paulo informou que não tem informações exatas sobre o tamaho das portas das Igrejas do Estado, mas informou que a medida da porta principal da Catedral da Sé tem 4m30 de altura por 2m30, ou seja, menor do que a Paróquia Nossa Senhora de Schoenstatt. "Então, possívelmente a de Jarinu seja a maior", afirmou o assessor por telefone.

Em entrevista ao G1, o Padre José Antônio, afirma que tudo aconteceu por acaso. "A estrutura da igreja foi projetada para ser semelhante à estrutura que Nossa senhora de Schoenstatt é vista, dentro de uma casinha de madeira, mas não era para a porta ficar tão grande", afirma.

Porta da Igreja foi inspirada em estrutura de madeira com imagem de Nossa Senhora de Mãe Rainha de Schoenstatt (Foto: Bruna Damasceno/Arquivo Pessoal)

Mesmo em construção, a Igreja Mãe Rainha de Schoenstatt realiza missas, celebrações e atendimentos aos fiéis na rua Lucas, no bairro Nova Trieste. Ela é uma das três paróquias da cidade, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem cerca de 23 mil habitantes.

Nossa Senhora de Schoenstatt

A devoção por Nossa Senhora de Schoenstatt surgiu em 1914 durante um seminário na Alemanha, onde estudantes teriam sido inspirados por Deus a rezarem e se consagrarem a Maria.

A imagem de Maria colocada na capelinha ficou mais conhecida no Brasil como “Mãe e Rainha”. Estas réplicas percorrem as casas dos fiéis devotos à Nossa Senhora de Schoenstatt.

Link da Noticia