Encerrada em Atibaia, a 30ª. Assembleia da OSIB

POSTADO EM 21 de Junho de 2016

Encerrou ontem, a 30ª. Assembleia Ordinária da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), da CNBB Regional Sul 1. O evento aconteceu nos dias 13 a 16 de junho, na Casa de retiros Schoenstatt-Tabor, em Atibaia, SP, e contou com a presença de Formadores dos Seminários Menor, Propedêutico, Filosofia e Teologia de várias dioceses do Regional Sul 1 da CNBB.

Com o tema Perspectivas da Formação Sacerdotal a partir do contexto sócio-eclesial atual, a assembleia contou com a assessoria de dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar de São Paulo. Também colaborou na assessoria o padre Leandro dos Santos, que é responsável pela Osib no estado de São Paulo.

O presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada do Regional Sul 1 e bispo referencial da Osib no Regional, dom Paulo Roberto Beloto, presidiu a missa de abertura ao lado de dom Devair. No início da celebração o bispo dom Paulo externou a alegria pela presença e o cuidado de cada formador que se disponibilizou a estar enriquecendo a Assembleia, preparada pela diretoria eleita em junho do ano passado. Na homilia, Dom Paulo refletiu a cerca da função que os formadores são chamados, o serviço que prestam nas igrejas particulares. Depois refletiu a cerca dos textos bíblicos que muito entrelaçam com nossa realidade, mas que devemos estar atentos para também não cometermos erros a fim de nos beneficiarmos com as situações de injustiça.

Ao concluir a homilia dom Paulo destacou uma reflexão que há anos ele leu do cardeal Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo, que faz referência a Santo Antônio, cuja memória litúrgica estava sendo celebrada, “os três pães que somos chamados a servir: PÃO DA PALAVRA, que nos enriquece do Cristo e da forma como podemos ser no mundo; PÃO DA EUCARISTIA que nos ajuda a estarmos atentos aos compromissos que em Jesus se torna nossa participação na Igreja e, o PÃO DA CARIDADE que nos ajuda a sermos solidários e presentes na vida de nossos irmãos”, concluiu o bispo.

Na noite do dia 13, o bispo auxiliar de São Paulo, dom Devair Araújo da Fonseca abriu o evento com uma exposição acerca da história e desenvolvimento da OSIB nos anos que esteve acompanhando a organização no regional. O bispo apresentou um breve histórico (social, cultural, econômico, político e religioso) destes 70 anos de história, de 1945 a 2015. Dom Devair intercalou, com as suas percepções, fruto de leituras e reflexão com as pessoas. “Apontar esse histórico é situar, de início, nossas futuras reflexões”, pontou o assessor.

Nos dias 14 e 15, dom Devair, deu sequência às reflexões do tema central Perspectivas da Formação Sacerdotal a partir do Contexto Sócio-Eclesial Atual, tendo como fundamentação para suas reflexões os subsídios dos Documentos do Concílio Vaticano II, PresbyterorumOrdinis – (sobre o ministério e a vida dos sacerdotes) e OptatamTotius – (sobre a formação sacerdotal), do Concílio Vaticano II.

Dom Devair fez também uma breve contextualização das Conferências Episcopais Latino-Americanas (CELAM), iniciando pela primeira acontecida no Rio de Janeiro, em 1955, ainda pouco conhecida, mas que traz muitas indicações para a formação dos presbíteros. Depois apresentou a Conferência de Medellím, de 1968, convocada pelo Papa Paulo VI, para aplicar os ensinamentos do Concílio Vaticano II, que trazia presente a Igreja na atual transformação da Igreja, para a época. A terceira Conferência foi a de Puebla, em 1979, para o ministério ordenado esse período foi profundamente marcado pelas exigências repensar ação e o papel do seu ministério. A forma como Puebla toca o tema e a questão da identidade sacerdotal não é apenas uma reflexão teológica. Trata-se de uma reflexão que levando em conta as transformações socioculturais da América Latina, quer repensar a forma de ser do ministro ordenado. A quarta Conferência apresentada foi a de Santo Domingo em 1992, sem esquecer que todo o povo de Deus é responsável pelo trabalho da nova evangelização, esta conferência trata do ministério ordenando como ministério essencial e de serviço para a nova evangelização. Isso exige da Igreja e dos ministros ordenados o despertar para a tarefa missionária.

O assessor encerrou sua explanação falando sobre as conferências episcopais com a Conferência Latino Americana e do Caribe, realizada em Aparecida, no ano de 2007, passando pelos parágrafos que tratam da Formação Presbiteral que o processo de formação dos discípulos missionários em cinco pontos fundamentais, sendo eles: Encontro com Jesus Cristo – O querigma; Conversão – Resposta inicial; Discipulado – Amadurecimento; Comunhão – Comunidade e Missão – Compartilhar.

Durante a assembleia os participantes tiveram a oportunidade de identificar os objetivos e desafios da reestruturação das linhas da OSIB no regional Sul 1.

O coordenador da OSIB, padre Leandro dos Santos fez, um balanço positivo da assembleia. “A OSIB através desta assembleia conseguiu atingir seus objetivos: favorecer a participação dos formadores do estado de São Paulo e articular os próximos trabalhos e atividades que a Presidência organizará nos próximos anos”.

Outro ponto bastante avaliado pelo coordenador foi com relação do momento de partilha. “Cada formador pode fazer sua apreciação sobre o tema esposto naquele momento de partilha e ideias”.

A assembleia terminou com uma missa celebrada pelo bispo diocesano da Diocese de Bragança Paulista, SP, Dom Sérgio Aparecido Colombo.

osib

osib3

De São Paulo, Renato Papis, com colaboração OSIB.

Categoria:Sem categoriaTags: