O Padre

POSTADO EM 05 de AGOSTO de 2016

O Padre recebe de Deus agraça de ser ministro de Jesus Cristo no meio do povo. Pelo Sacramento da Ordem,recebido pela imposição das mãos do bispo, o Padre desempenha o oficiosacerdotal em nome de Cristo e a favor de todos os seres humanos.

É o Padre quem, pelo batismo,introduz os seres humanos no povo de Deus; pelo sacramento da penitencia elereconcilia os pecadores com Deus e com a Igreja; com o óleo dos enfermos aliviaos sofrimentos dos doentes e com a celebração da Santa Missa torna Cristopresente em nosso meio.

O Padre é um homem queentrega toda a sua vida à oração, à adoração, à pregação da Palavra de Deus e àadministração dos sacramentos. O padre tem como primeiro dever anunciar a todoso Evangelho de Jesus Cristo e, com ele, alimentar os corações dos fiéis. Todosos dias o Padre lê, medita e reza a Palavra do Senhor esforçando-se porrealizá-la na sua vida e assim se tornar, cada vez mais, perfeito discípulo doSenhor.

O Padre está à frente dacomunidade dos fiéis como um irmão entre os irmãos. Ele é responsável pelaadministração financeira e pela organização pastoral da paróquia e neste oficionão deve procurar os seus próprios interesses, mas os interesses de Jesus Cristoe o bem de toda a comunidade.

O Padre é tirado do meio dos sereshumanos e, depois de oito anos de formação, constituído sacerdote. Porém, elecontinua sendo uma pessoa humana, suscetível a erros e com carências. Rezempara que a santidade do Padre fale mais alto do que seus pecados.

Peço que os fiéis tomem consciênciadas obrigações que têm para com os seus Padres, dediquem-lhes filial amor comoa pais e pastores seus. Tomem parte nas suas preocupações, auxiliem quanto lhesfor possível com orações e obras, para que eles possam melhor vencer asdificuldades e cumprir mais frutuosamente os seus deveres.

Padre Marcio Canteli