A mensagem de Fátima e um tempo espiritual novo.

A mensagem de Fátima e um tempo espiritual novo.

POSTADO EM 03 de Maio de 2022

A mensagem de Fátima e um tempo espiritual novo!

Image title

O mês de maio é considerado um mês mariano pelo catolicismo popular. Por tantos lugares do Brasil podemos observar grupos e comunidades que se reúnem a rezar o terço todos os dias e organizam-se para preparar a coroação de Nossa Senhora no último dia do mês.

Este carinho demonstrado a Nossa Senhora torna-se ainda mais especial com a celebração da aparição de Nossa Senhora de Fátima. Todo dia 13 de maio, em muitas comunidades canta-se na "Cova da Iria" e ou mesmo jovens e crianças dramatizam a aparição que ocorreu lá em Portugal.

O Cardeal Tolentino em 2021 no Santuário de Nossa Senhora de Fátima na homilia aos jovens que se preparam para a Jornada Mundial da Juventude disse: "O que é que a Virgem pediu à humanidade,  através dos pastorinhos? Oração,  penitência e conversão,  isto é,  meios concretos de reconstrução interior". Em um outro momento em sua homilia, o Cardeal afirma que o filósofo Max Scheller dizia algo parecido em relação à guerra que assombrava à Europa naquele ano de 1917: "Dizia ele que a reconstrução cultural da Europa só seria possível se as diversas nações assumissem face à tragédia da guerra a necessidade de uma penitência comum, um arrependimento comum, um sacrifício comum, que favorecesse depois uma renovada capacidade de entreajuda solidária e recíproca",

O Cardeal Tolentino parafraseando o Evangelho que diz não só de pão vive o homem, apresenta ainda uma reflexão sobre Simone Weil, a qual, reconhecia que era necessário um novo projeto espiritual para a Europa renascer após a devastação da Segunda Guerra Mundial em 1943, e neste projeto estava posto a necessidade de oferecer pão fisico (proteção e segurança) mas não só, o pão moral e espiritual, ou seja, dos valores, da própria fé, a paz, a justiça, a liberdade, a verdade e a caridade. Anunciar e testemunhar o Cristo nossa Paz e na sua força sermos mais fraternos e solidários.

A mensagem de Fátima não nos cause medo, antes sonhos e esperança. Ouçamos as palavras inspiradoras do Cardeal que nos diz:

"estamos a tempo de transformar a crise em oportunidade e a calamidade em esperança".

Que cada um de nós se abra à "reconstrução interior" neste tempo espiritual novo e através da mensagem de Nossa Senhora de Fátima renasçamos para uma nova humanidade que não faça mais guerras e viva em paz com a "unidade da família humana".


Pe. José Antonio Boareto

© Copyright 2022. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil