Paróquia São João Batista

POSTADO EM 09 de Fevereiro de 2022

Paroquia São João Batista- Joanopolis-SP.

A historia da paróquia se mistura com a historia da cidade de Joanopolis, pois o senhores Luiz Antonio Figueiredo e João Batista Nogueira doaram dois alqueires de terra cada um, ficando assim a Igreja com boa área, bem como, a possibilidade de construir e expansão da futura cidade. A primeira missa foi celebrada em Joanopolis no dia 24 de Junho de 1887 presidida pelo ver Antonio Gonçalves de Oliveira na capela dedicada a São João Batista, também neste dia foi benzida a imagem de São João Batista. No dia 19 de Setembro de 1898 foi criada a paróquia de São João Batista pelo bispo Diocesano Dom Joaquim Arcoverde Cavalcanti da arquidiocese de São Paulo. O primeiro vigário Padre Ferdinando Rosa chegou no dia 13 de Novembro de 1898.

A Relação dos padres da paróquia desde de as criação até os dias de hoje. Padre Ferdinando Rosa em 1898, Pe. Nicolau Quarenta em 1899, Pe. Felipe Speranha em 1900, Pe. Francisco Risi em 1902, Pe. Fernando da Rosa em 1906, Pe. Frei Domingo Segurado 1910, Frei João Montalvo e Pe. Joaquim Antonio Loureiro em 1927, Pe. Dr. Aurelio Abade D’ Ezame em 1939, Pe. Francisco do Amaral em 1942, Pe. Alexandre Venâncio Arminas em 1949, Pe. Luiz Assemani em 1951, Pe. Conego Eanes Cotias em 1952, Pe. Monsenhor Joaquim Antonio Neto em 1974, Pe. Francisco Otavio Araujo em 1974, Pe. Pe. Paulo Roberto Vicente em 1989, Pe. Paulo Souza Dias em 1990, Pe. Alberto Alves em 1995, Pe. Marcos Agusto Monte em 2006, Pe. Edson Gomes da Silva em 2010. Vigarios: Pe. Alex de Oliveira-09,Pe. Antonio Carlos da Silva 10 Pe. Sandro Barroso-11, Pe. Luiz Tadeu Valério-12, Pe. Felicíssimo José Braga da Silva 12.

Atualmente a Paroquia de São João Batista se divide em seis setores;

Setor 1: Capela Nossa Sra do Rosario-bairro dos Pretos, Capela Nossa Sra do Bom Sucesso- bairro dos Pretos, Capela S.C.Jesus- bairro dos Pretos, Capela São Sebastião- Biarro Maria Alferes;

Setor 2: Capelas Nossa Sra da Luz- Bairro do Retiro, Capela S.C.Jesus-Bairro Sabia Una, Capela Sto Antonio- Bairro dos Alves;

Setor 3: Capela Nossa Sra Conceição Aparecida- Bairro do Cancan, Capela Imacula Conceição- Bairro da Vargem Escura, Capela Santa Cruz- Bairro do Pinhalzinho, Capela São Sebastião- Bairro do Sertãozinho;

Setor 4: Capela Nossa Sra Conceição Aparecida- Bairro do Azevedo, Capela Sta Terezinha, Capela Nossa Sra do Bom Sucesso- Bairro dos Cunhas;

Setor 5: Capela Santa Catarina de Sena- Bairro do Piuca, Capela Santo Expedito- Bairro do Paio Grande, Capela São Benedito- Bairro da Moenda;

Setor 6: Matriz de São João Batista, comunidade Nossa Sra Conceição Aparecida- Bairro do Sanches, comunidade dos Moretti- Bairro dos Moretti, Comunidade da Populares- Casas populares e Capela Nossa Sra da Luz- Bairro dos Pires.

As pastorais presentes na vida paroquial: Pastoral da Familia, da Criança, Liturgia, batismo, catequese, crisma, juventude, coroinhas, comunicação, social, dizimo, musica, melhor Idade. Ministros extraordinários da comunhão, dos Enfermos, da Palavra. Movimentos RCC, apostolado da Oração, Mãe Rainha.

Membros do Conselho de pastoral: Irani de Souza Silva, Valter Pires da Silva, Joaquim, José Carlos. Conselho de assuntos Econômicos: Andréia de Souza Moraes Alves, Janete Alves Leme, Walter Ricanelo Filho.

Região REGIÃO PASTORAL DE PIRACAIA
Fundação 19 de Setembro de 1898