Paróquia Nossa Senhora da Conceição / Sé Catedral

POSTADO EM 27 de Outubro de 2023

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição/Sé-Catedral

A história da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Catedral da Diocese de Bragança Paulista, confunde-se com a história da cidade. Num documento de setembro de 1749 faz-se referência ao Bairro do Jaguary, da Paróquia de Atibaia, distante seis léguas (24Km)... Seus moradores sentiam necessidade “de sacerdote que administrasse os sacramentos e de igreja para ouvirem Missa”. Dispunham-se os moradores a trabalhar na construção da capela. Não tinham recursos, porem, “para a paramentarem, menos ainda para a sustentação do pároco, por serem geralmente pobres”.

Em 1763, Inácia e Antonio Pires Pimentel doaram terreno para a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição. No final de janeiro ou começo de fevereiro de 1765 foi criada a Paróquia chamada Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Jaguary. O primeiro batizado aconteceu no dia 17 de fevereiro de 1765. O primeiro vigário, Pe. Jerônimo Bueno de Camargo batizou uma menina que foi chamada Maria. Vários sacerdotes, que serviram na paróquia, destacaram-se em âmbito civil e eclesiástico: Pe. Ezequias Galvão Fontoura foi vigário capitular de São Paulo; Pe. Manoel Joaquim Gonçalves de Andrade foi bispo de São Paulo, deputado à Assembléia Legislativa por duas vezes e Presidente da Província de São Paulo; Pe. Dr. Adelino Montenegro foi vigário geral de São Paulo; Pe. Paulo de Tarso Campos foi arcebispo de Campinas; Cônego José Carlos de Aguirre foi o primeiro bispo de Sorocaba; Pe. Luiz Gonzaga Peluso foi bispo de Cachoeiro de Itapemirim...

No ano de 1925 começou movimento para pleitear a criação da Diocese de Bragança Paulista. No dia 24 de julho desse mesmo ano, o Papa Pio XI, pela Bula “Ad Sacram Petri Sedem” criava a Diocese e estabelecia que sua Catedral seria a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da cidade de Bragança. O primeiro bispo diocesano foi D. José Mauricio da Rocha. A igreja Catedral atual é um prédio de concepção moderna. Sua construção teve inicio, sob orientação de Mons. Pedro Paulo Farhat, em dezembro de 1966, após demolição da igreja antiga, condenada por laudo técnico. Os trabalhos prosseguiram no governo de D. José Lafayett Ferreira Álvares, segundo bispo diocesano.

As obras foram dirigidas por comissão formada por Dr. Affonso Risi, Alberto Diniz, Oswaldo Russomano e outros homens e mulheres que, durante mais de 15 anos, promoveu grandes festas e movimentou barraca montada à frente da Catedral. Em março de 1973, ainda em obras, a nova igreja começou a ser utilizada para o culto. Os trabalhos foram encerrados em meados de 1977 sob orientação de Mons. Domingos Bonucci e pelo empenho direto do terceiro bispo diocesano, D. Antônio Pedro Misiara, que acabava de tomar posse da diocese.

Fonte: texto (Divulgação), vídeo (Canal-Memórias Bragantinas)

Região REGIÃO PASTORAL DE BRAGANÇA PAULISTA
Fundação 13 de Fevereiro de 1765
Atendentes Cleide e Gisele
Expediente Segunda, Quinta e Sexta das 8h30 as 12h00 e das 14h00 as 17h30, as Terças das 8h30 as 12h00, das 14h00 as 17h30 e das 20h00 as 22h00.
Endereço Praça Raul Leme, s/n
Bairro Centro