Diocese representada em Simpósio Internacional para a Formação Permanente dos Sacerdotes

Diocese representada em Simpósio Internacional para a Formação Permanente dos Sacerdotes

POSTADO EM 06 de Fevereiro de 2024

Image title


Bragança Paulista, 06 de Fevereiro de 2024 — Três padres da Diocese de Bragança Paulista estão marcando presença no Simpósio Internacional para a Formação Permanente dos Sacerdotes, um evento de grande relevância que está ocorrendo no Vaticano desde esta terça-feira e se estenderá até sábado, dia 10 de fevereiro. O simpósio, intitulado "Reaviva o dom de Deus que recebeste" (2 Tm 1,6), tem como foco principal a abordagem da Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis (que apresenta as diretrizes da Sé Apostólica para a formação de presbíteros).

Representando a Diocese de Bragança Paulista, três padres se destacam entre os participantes: o Pe. César Augusto Alves Bezerra, representante dos presbíteros, o Pe. Francisco Gilson de Souza Lima, reitor do Seminário Maior Imaculada Conceição, e o Pe. Diego Braga Buoso, reitor do Seminário Propedêutico São João Paulo II. A participação deles neste encontro internacional destaca o compromisso da diocese com a formação contínua e aprimoramento dos sacerdotes.

O Simpósio Internacional para a Formação Permanente dos Sacerdotes é organizado pelo Dicastério para o Clero, em colaboração com o Dicastério para a Evangelização e o Dicastério para as Igrejas Orientais. Este evento reúne aproximadamente mil especialistas dos cinco continentes, com uma representação significativa do Brasil, seguido pelo México, Itália, Polônia e Filipinas. Além disso, o simpósio conta com a presença de sacerdotes, consagrados e leigos de mais de 60 países, incluindo nações como Islândia, Burundi, El Salvador, China, Guatemala, Moldávia, Rússia, Ucrânia, entre outros.

O Pe. Diego Braga Buoso, reitor do Seminário Propedêutico São João Paulo II, compartilhou suas impressões sobre o início desse evento: "O Cardeal Lazzaro You Heung Sik, prefeito do Dicastério para o Clero, na acolhida, recordou que é urgente a formação permanente dos sacerdotes, especialmente nessa grande mudança de época. A presença de sacerdotes do mundo todo neste convênio, na linha da participação e do espírito sinodal, é para uma grande colaboração, não somente para que aprendam sobre formação. Por fim, apontou que a boa formação necessita de tempo e cuidado."

A participação dos padres da Diocese de Bragança Paulista nesse simpósio internacional demonstra o compromisso da diocese em promover uma formação contínua e de qualidade para o clero, alinhada com as demandas e desafios do mundo contemporâneo.

Para mais informações e atualizações sobre o Simpósio Internacional para a Formação Permanente dos Sacerdotes, visite o site https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2024-02/vaticano-simposio-internacional-sacerdotes-formacao-permanente.html

Image title


© Copyright 2024. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil