Coleta Missionária 2023 na Diocese de Bragança Paulista atinge R$ 108 mil

POSTADO EM 27 de Novembro de 2023

A Diocese de Bragança Paulista divulgou na última semana os resultados da Coleta Missionária 2023, uma iniciativa que visa promover a Evangelização, Animação e Cooperação Missionária. Realizada nos dias 21 e 22 de outubro, durante o Dia Mundial das Missões, a coleta arrecadou um total de R$ 108.192,07.

É importante destacar que 80% desse montante será direcionado para auxiliar 1.118 dioceses em situação de vulnerabilidade nos chamados "territórios de missão" e financiar diversos projetos nas regiões da África, Ásia, Oceania e América Latina. Os 20% restantes serão destinados às ações missionárias no Brasil.

Até o final do ano, as dioceses encaminharão o valor total das ofertas à direção nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília (DF). Esse organismo, por sua vez, comunicará o Dicastério para a Evangelização, sediado em Roma, sobre o valor arrecadado e repassará os recursos para o Fundo Mundial de Solidariedade.

A distribuição e alocação dos recursos serão decididas durante a Assembleia Geral das POM, que ocorre no mês de maio. Durante esse encontro, os representantes avaliam, aprovam e destinam os recursos para uma variedade de projetos em cinco continentes. Entre os principais projetos beneficiados estão trabalhos de promoção humana, catequese e evangelização, formação de futuros sacerdotes e religiosos(as), manutenção de missionários e igrejas em terras de missão, meios de comunicação social e de transportes, apoio a centros de educação e saúde, construção de capelas, igrejas, seminários e hospitais, além de assistência a grupos vulneráveis, como idosos, órfãos, pessoas com deficiências físicas e dependentes químicos.

A Coleta Missionária desempenha um papel vital na sustentação desses projetos, promovendo a solidariedade e a cooperação internacional para atender às necessidades emergentes em comunidades ao redor do mundo. A participação ativa da Diocese de Bragança Paulista demonstra o compromisso contínuo da comunidade em contribuir para causas que transcendem fronteiras, fortalecendo a presença e ação da Igreja Católica em contextos desafiadores.

Confira abaixo o resultado da Coleta Missionária 2023 em sua paróquia:
Image titleImage title