Clero encerra retiro espiritual em Itaici

POSTADO EM 15 de Setembro de 2023

Image titleBragança Paulista, SP - 15 de setembro de 2023 - Entre os últimos dias 11 e 14 de setembro, o clero da Diocese de Bragança Paulista se reuniu no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba, para seu retiro espiritual anual. O evento contou com a participação do bispo diocesano, Dom Sérgio Ap. Colombo, além de 85 padres e um diácono permanente, que se dedicaram a momentos de reflexão e recolhimento espiritual.

O pregador convidado para conduzir as reflexões durante o retiro foi o Pe. Dr. Rafael Capelato, da Arquidiocese de Campinas. Com grande sabedoria e profundidade espiritual, o Pe. Rafael meditou sobre o tema "Retirar-se à sombra da Cruz". Durante suas pregações, ele destacou o amor de Deus que chama os padres à vida, ao ministério sacerdotal e ao serviço do povo de Deus. Suas palavras foram enriquecidas pela referência à imagem do mosaico da abside da Basílica de São Clemente, em Roma.

Um dos momentos mais significativos do retiro foi a oportunidade para os padres vivenciarem o sacramento da reconciliação, fazendo eles mesmos a experiência da Misericórdia Divina, do qual são dispensadores.

O clima durante o retiro foi de serenidade, unidade e alegria. Os participantes se sentiram renovados espiritualmente e fortalecidos em sua missão. O encerramento do retiro ocorreu na quinta-feira, 14 de setembro, coincidindo com a festa da Exaltação da Santa Cruz, com a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Sérgio Ap. Colombo.

O retiro estava originalmente agendado para ser pregado por Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito de Mariana. No entanto, seu falecimento inesperado no final de julho deste ano fez com que Pe. Rafael fosse convidado para assumir esta importante tarefa, tendo ele gentilmente aceitado.

Este retiro espiritual não apenas cumpriu com o requisito canônico de que os padres realizem ao menos um retiro anualmente, mas também proporcionou um momento de profundo enriquecimento espiritual e comunhão entre os membros do clero da Diocese de Bragança Paulista. A experiência de reflexão e recolhimento espiritual certamente terá um impacto na vida e no ministério desses religiosos, permitindo-lhes continuar a servir a comunidade de maneira renovada.

Fotos: Pe. Alberto Alves, Pe. Danilo Teixeira e Pe. Osvaldo Boracini