Nomeações (junho/2021)

POSTADO EM 02 de Junho de 2021

A chancelaria diocesana comunicou nesta manhã algumas transferências e nomeações necessárias em vista dos últimos acontecimentos em nossa diocese.

Assim, após o falecimento do Revmo. Pe. Paulo César Dictoro ocorrido na última segunda-feira (31), Dom Sérgio nomeou para o oficio de pároco da Paróquia Santo Antonio de Pádua de Francisco Morato, o Revmo. Pe. João Petrônio dos Santos, que até o momento era vigário paroquial da Paróquia Menino Jesus e São Benedito, naquela mesma cidade. O novo pároco tem 53 anos e foi ordenado presbítero em 12 de setembro de 2020. Sua posse canônica será realizada hoje (02), às 19h30, em Santa Missa presidida pelo bispo diocesano.

Também foi anunciada a nomeação para o ofício de administrador paroquial da Paróquia Santo Antonio, de Vargem, do Revmo. Pe. Sebastião de Moraes Dantas. Esta deve-se ao fato do Revmo. Pe. Walter Merlugo Junior ter apresentado pedido de dispensa do ministério presbiteral. Pe. Sebastião é natural de Socorro, e foi ordenado em 10 de dezembro de 1989. Foi durante longos anos pároco da Paróquia Santa Terezinha, em Bragança Paulista. Também já passou pelas Paróquias Santo Antonio, em Itatiba; Nossa Senhora do Desterro, em Mairiporã; e, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Socorro. A data de sua apresentação será definida nos próximos dias.

Dom Sérgio Colombo ainda nomeou nesta manhã o novo vigário judicial do Tribunal Eclesiástico Diocesano. Será o Revmo. Pe. José Aparecido de Souza que, continua vigário paroquial da Paróquia São João Batista, em Atibaia. O Código de Direito Canônico prevê que, em toda diocese, seja constituído um vigário judicial que faz às vezes do bispo diocesano na área da administração da justiça, sendo presidente do tribunal eclesiástico da diocese. É um dos poucos ofícios da cúria que, em caso de vacância da diocese, não cessam e nem podem ser destituídos pelo administrador diocesano. Pe. José Aparecido possui mestrado e doutorado em Direito Canônico, pela Universidade Lateranense de Roma, além de várias outras especializações pela Faculdade São Bento, do Rio de Janeiro, e pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, de São Paulo. O início de sua missão, através da profissão de fé e do juramento de fidelidade, será em breve.

Comunicou-se também a acolhida do Revmo. Pe. Luiz de Jesus da Silva na paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Caieiras.

Desejamos a todos um ministério frutífero, com as mais ricas bênçãos da Mãe de Deus, a Imaculada Conceição do Jaguary.

Clique aqui e veja comunicado da chancelaria