Diocese de Bragança Paulista autoriza retomada de celebrações públicas

POSTADO EM 01 de Junho de 2020


                    A Diocese de Bragança Paulista decidiu retomar as celebrações públicas na cidade de Bragança Paulista. O decreto expedido pelo bispo diocesano Dom Sérgio Aparecido Colombo no último dia 26 prevê “a reabertura dos Templos e locais de culto da Igreja Católica Apostólica Romana, [...] respeitando as normas de distanciamento e capacidade máxima, com adoção de medidas rígidas de higiene e outras providências”, conforme decreto emitido pela prefeitura municipal.



                       BRAGANÇA PAULISTA

                    Muito embora seja um anseio de muitos, a reabertura dos templos para celebrações públicas está autorizada apenas para a cidade de Bragança Paulista, que em seu plano de retomada das atividades contempla o retorno das celebrações religiosas. Para as paróquias das demais cidades continua vigente o decreto episcopal de 20 de março de 2020.

                    Espera-se, contudo, que em breve também seja decretada a abertura para outras cidades. Uma vez que são diversos os cenários presentes em nossa diocese – que conta com cidades desde a Região Metropolitana de São Paulo até a divisa com Minas Gerais – os decretos de reabertura por parte da autoridade episcopal passarão a ser expedidos por cidades. De acordo com o bispo diocesano, nos municípios da diocese cujas prefeituras tenham preparado um protocolo flexibilizando a quarentena, e neste incluindo neste a reabertura dos templos, basta que os padres daquela localidade encaminhem o pedido de reabertura à Curia Diocesana, enviando junto ao pedido o protocolo emanado pela autoridade de saúde municipal.

                    O bispo apoia a reabertura nestas localidades desde que seja observado nas paróquias tudo quanto conste nestes planos de reabertura para que a vida das pessoas seja preservada.



                    REALIDADE LOCAL

                    Dom Sérgio Colombo frisa, no entanto, que será cada pároco ou administrador paroquial a analisar em sua comunidade as possibilidades de reabertura, uma vez que as medidas de higienização e distanciamento social são exigentes e muitos podem não ter condições de atendê-las neste momento. Na cidade de Bragança Paulista exige-se além de outras medidas, a lotação máxima de 40% dos templos bem como disponibilização de álcool gel e tapete com água sanitária nas entradas dos templos e aferição da temperatura de todos os que adentram aos mesmos.



                        IGREJAS E SECRETARIAS PAROQUIAIS ABERTAS

                    Com a flexibilização da quarentena pelo Estado, algumas paróquias reabrirão também suas igrejas para oração pessoal, bem como suas secretarias, como é o caso das paróquias da cidade de Socorro e Pinhalzinho. De acordo com comunicado emitido pelos padres da cidade de Socorro, desde o último dia 26 de maio as igrejas estão abertas para visitação. Também as secretarias voltaram a funcionar em horário normal. Já os atendimentos dos padres passam a ser realizados exclusivamente por agendamento, para evitar aglomerações nos espaços das secretarias. Os padres Pio Braga e Márcio Canteli comunicaram no último dia 27 de maio que em Pinhalzinho se fará o mesmo, com igrejas e secretarias abertas a partir de 01 de junho.


DECRETO 26/05/2020 - REABERTURA DAS IGREJAS EM BRAGANÇA PAULISTA

DECRETO 28/05/2020 - REABERTURA DAS IGREJAS EM SOCORRO

DECRETO 04/06/2020 - REABERTURA DAS IGREJAS EM NAZARÉ PAULISTA


Da Pastoral da Comunicação

© Copyright 2020. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil