Atividades da Semana de Oração pela Unidade Cristã 2020 são canceladas

Atividades da Semana de Oração pela Unidade Cristã 2020 são canceladas

POSTADO EM 30 de Abril de 2020

Image title

NOTA DE CANCELAMENTO


Bragança Paulista, 30 de abril de 2020.

 

                Comunicamos que as atividades da Semana de Oração pela Unidade Cristã de 24 a 31 de maio estão canceladas. O tema da SOUC 2020 é “Gentileza gera Gentileza”. O texto bíblico que anima este tema é At 27, 18-28,10 e narra a possibilidade de naufrágio do navio com 276 pessoas que são companheiros de Paulo. A figura do apóstolo neste episódio, revela a confiança em Deus, e sua atitude demonstra o sentido da providência divina. O grupo desembarca numa ilha. E juntos recebem uma hospitalidade de quem não conhecem. A eles é oferecido fogo para se aquecer e alimento. Como é dito pelo texto: “benevolência fora do comum”. (Cf. At 28, 2).

                “A hospitalidade é uma virtude muito necessária em nossa busca de unidade cristã” é o que lemos no subsídio preparado para esta Semana. As pessoas que ofereceram a hospitalidade a Paulo e seus companheiros não conheciam a Cristo. Os cristãos e cristãs são chamados a aprender com gestos como estes e assim não permanecer em gestos de hospitalidade somente entre nós, mas abrirmo-nos a encontros amigáveis com pessoas que não partilham nossa língua, cultura ou fé.

                Animados neste sentido que oferece-nos a SOUC 2020, propomos que usemos a criatividade, como tem sugerido o Papa Francisco, em tempos de distanciamento social por causa da pandemia do COVID-19. Que possamos criar espaços de oração e reflexão através do uso das redes sociais virtuais. Apesar de distantes fisicamente, podemos nos aproximar virtualmente através da cultura da internet.

                Que o Espírito Santo que gera a Unidade em nós ajude-nos a sermos criativos, inventivose faça-nos orar pela unidade cristã.

 

 

Pe. José Antonio Boareto
Assessor para a Dimensão do Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso

© Copyright 2024. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil