Segunda Edição da "Cerimônia de Lavagem"

POSTADO EM 30 de Janeiro de 2018

Um ato de amor contra todo ódio em busca da paz.

A Segunda Edição da "Cerimônia de Lavagem" da Igreja Bom Jesus da Paradinha de Franco da Rocha teve como idealizadora Iyá Tânia de Oyá do Ile Igbere Alaketu Oya Alagbara Ode Insewe e uma comissão de organizadores Pai Arlindo da Tenda de Umbanda Caboclo Guaracy e Cabocla Sambaíba, Pai Jean Avelar do Ile Asé Pedra Branca, Mãe Claudia dirigente do Ase Ase e  Elaine Rodrigues.

A Comissão Diocesana para o Ecumenismo e o Diálogo inter-religioso esteve presente no evento através do Sandro Araújo, sua esposa Graziela com a filha Serena.

O Pe. Vicente Rosa Júnior acolheu o povo de santo que veio para a Cerimônia de Lavagem como também a Pastoral da Juventude que se fez presente, alguns paroquianos e representantes do Poder Executivo.

Iyá Tânia e Elaine acolheram os presentes e depois foi dada a palavra a Comissão Diocesana e ao Pároco.

As falas ressaltaram a importância do ato como um grande encontro inter-religioso onde o respeito e  o reconhecimento da igualdade fundamental de sermos filhos e filhas de Deus nos motive a buscar a paz.

Também o evento sinaliza uma ação contra a intolerância religiosa cujo dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi celebrado dia 21/01. As religiões de matriz africana são as que mais sofrem violência em São Paulo. A violência religiosa é antes violência racial. O preconceito a cultura afro/negro no Brasil assume uma perspectiva cultural de ódio. (Cf. CF 2018)

No encerramento um agradecimento muito especial foi feito a Dom Sérgio por apoiar a iniciativa da Comissão Diocesana em buscar o Diálogo inter-religioso. Rezamos o Pai Nosso e em seguida uma pomba foi solta simbolizando a paz.

Que possamos continuar a perfazer o caminho do amor procurando vencer o ódio buscando o Diálogo como arte do possível.

Deus nos ajude a testemunharmos sua misericórdia não sendo indiferentes ao povo negro para terem sua liberdade religiosa reconhecida e respeitada cada vez mais e assim colhermos juntos frutos de justiça e paz.

Que o amor vença o ódio!

Deus vos abençoe!