Propostas para a Ação Evangelizadora com as Famílias

POSTADO EM 28 de Outubro de 2016

Para delinear uma nova pastoral familiar a fim de atender aos desafios dos nossos tempos, arcebispos, bispos, padres, diáconos e lideranças das arquidioceses e dioceses do Regional Sul 1 (Estado de São Paulo) estiveram reunidos de 14 a 16 de outubro, na Vila Kostka, em Itaici – Indaiatuba-SP. A 38ª Assembléia das Igrejas Particulares reuniu mais de 250 pessoas nos três dias de evento, em uma programação intensa sobre o tema “Nova Pastoral Familiar à luz da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia.

Nessa 38ª Assembléia das Igrejas ficou defino que a Diocese de Bragança Paulista coloca como propostas de Ação Evangelizadora:

1 - Ampliar a compreensão da Pastoral Familiar, acolhendo todas as “expressões” de famílias existentes na Diocese, com todas as suas fragilidades e limitações.

2 - A ação evangelizadora da Diocese seja articulada a partir do Plano Diocesano de Pastoral, para uma Igreja Missionária e Misericordiosa, onde todas as pastorais, grupos e movimentos se encontrem para colaborar na formação da grande família que é a comunidade.

3 - Buscar nova metodologia para a preparação do Sacramento do Matrimônio:

a) Superar o esquema de "cursinho de noivos".

b) Começar a conscientização de que é necessário um tempo de aproximação dos casais que buscam o matrimônio, com a equipe de preparação e a Igreja local, visando vínculos de pertença.

c) Continuar e aperfeiçoar as visitas da Pastoral Familiar na preparação e nos pós- matrimônio.

d) Toda a preparação seja conforme uma Catequese Catecumenal.

4 - Contemplar a urgência do acolhimento das famílias em situações de sofrimento, buscando com elas acompanhar, discernir, e integrar as suas fragilidades.

5 - Que o Seminário seja espaço de formação para estas novas exigências e os Presbíteros se disponham a escuta misericordiosa e encaminhamento possíveis das famílias que se apresentam.

Dom Sérgio Aparecido Colombo

Bispo Diocesano de Bragança Paulista