De Onde Menos Se Espera

POSTADO EM 11 de Junho de 2019

         

Image title

  De Onde Menos Se Espera




Quem já não fez uma cara de surpreso com as coisas que acontecem ou melhor que surgem de onde menos se espera? Pois é, a vida está repleta destas coisas que acontecem sem que a gente espere. E isto acontece simplesmente porque não temos o controle de tudo.

Ou você acha que tem?

Não temos o controle de tudo mas temos a ilusão que temos. De onde menos se espera significa dizer que muitas coisas podem acontecer sem que a gente esteja preparada para lidar com aquela situação. E são tantos exemplos, alguns bons e outros não tanto.

Poderia falar de exemplos como a notícia de uma gravidez que não se aguardava ou mesmo quando a mãe descobre que é uma menina ou menino; quando o bebê diz a primeira palavra, ou outras situações como quando é promovido na empresa, uma pontuação altíssima no boletim da escola, e ou ainda um trabalho de conclusão de curso que foi de aprovação com suma e louvor.

Mas também há outras situações que nos causa dor, verdadeiro sofrimento, e mesmo nos coloca em situação de frustração e pode nos levar a um desânimo que se não cuidarmos pode abrir porta para uma depressão. Uma morte repentina de um ente querido; a perca de um emprego estável; a aposentadoria que estava programa para tal mês e não sai; uma traição de um familiar e ou pessoa próxima; o julgamento por pessoas queridas; o famoso “puxar tapete” nas instituições, enfim, tantas situações que acontecem de onde menos se espera.

Como lidar com essas situações?

Primeiramente cuidar de você, precisa se proteger pois como você é um ser social então está sujeito a experimentar todo tipo de situação. E infelizmente as pessoas não estão sabendo mais conviver umas com as outras. Como cada um se acha livre para fazer o que quer não se tem tanto limite em relação ao que se pode dizer ou fazer ao outro e todo tipo de coisa que se faça ao outro pode ter justificativa.

Agredir ao outro verbalmente, agir com maldade, tratar sem nenhuma consideração, discriminar porque é preto, vermelho, amarelo ou branco, violentar porque é mulher ou homossexual, enfim, são algumas dessas situações que também podemos presenciar de onde menos se espera.

Assassinato de jovens por jovens em escolas ou de religiosos por religiosos, abusos de menores e toda forma de corrupção envolvendo todo tipo de autoridade. Enfim, tudo isso pode surgir de onde menos se espera.

Entretanto, sabemos de onde menos se espera acontecem muitas das coisas de onde menos se espera. De onde menos se espera, isto é, do egoísmo humano, do coração fechado, mesquinho e ambicioso. A desigualdade é histórica, mas pode ter outro caminho, pois de onde menos se espera pode surgir solidariedade, justiça, misericórdia e amor.

De onde menos se espera, do coração humano, uma vez aberto à Deus pode sentir-se amado e também passar a amar, pode fazer o bem pois em seu coração habita o próprio bem como cantamos na Sequência de Pentecostes: “Sem a luz que acode, o homem nada pode, nenhum bem há nele”.

De onde menos se espera, do coração humano, uma vez aberto aos irmãos e irmãs, como cristãos e cristãs podemos viver em espírito de fraternidade procurando viver do amor entre nós, cuidando uns dos outros e da casa comum.

De onde menos se espera posso sentir despertar uma sensibilidade que não me fez indiferente a dor dos pobres e da terra. De onde menos se espera pode Jesus me chamar a conversão para um crescimento no amor. De onde menos se espera ele pode estar me chamando a enxerga-lo em tantos rostos sofridos de tantos irmãos e irmãs que sobretudo agora com a chegada do inverno não tem onde dormir, nem se agasalhar ou mesmo se aquecer.

De onde menos se espera...


Pe. José Antonio Boareto

© Copyright 2019. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil