DIOCESE MARCA PRESENÇA NO ENCONTRO DOS 40 ANOS DA CATEQUESE RENOVADA
DIOCESE MARCA PRESENÇA NO ENCONTRO DOS 40 ANOS DA CATEQUESE RENOVADA
O encontro "Catequese Renovada – 40 anos", realizado de 1 a 3 de setembro em Aparecida (SP), foi um evento de profunda reflexão e um chamado à renovação da fé, assim como ao compromisso com a missão evangelizadora de Cristo.
Nossa Diocese se alegra por ter sido representada pelo Padre Edson Magalhães, Assessor Diocesano para a Animação Bíblico-Catequética.
Ele compartilha conosco um resumo da experiência enriquecedora vivida ao longo desses três dias de encontro, que reuniu mais de mil catequistas.
“A caminhada de iniciação à vida Cristã tem como objetivo primeiro e único formar discípulos e missionários no seguimento de Jesus de Nazaré, antes de ser um momento de encontro é um processo pelo qual o homem e a mulher, ao ingressar nesse processo, deve sair transformando e decidido pelo projeto do Reino de Deus.
Não se trata de uma caminhada nova ou uma atualização do que Jesus nos ensinou, mas é fazer exatamente o que ele nos ordenou, a saber, ele reuniu, formou, educou e enviou. Assim deve ser nossa caminhada catecumenal, entendendo a catequese como uma servidora da iniciação.
Ao longo deste encontro nacional, experimentamos inúmeras trocas de experiências trazidas por nossos irmãos e irmãs que, de maneira brilhante, nos iluminou nesse processo de compreensão, agora devemos levar para nossas dioceses o ardor deixado por Jesus exatamente como no episódio dos discípulos de Emaús, leitura inicial neste encontro, caminhamos durante esses dias e nossos corações arderam quando Ele nos falava, poderíamos pedir para Ele ficar conosco, mas já sabemos que Ele está e que não quer que fiquemos, seu desejo é que sigamos e anunciemos seu amor em nossas realidades diocesanos e paroquiais.
Levaremos a certeza de que não estamos sozinhos, somos um número expressivo de catequistas e sabemos quem caminha conosco.
Deus abençoe nossa catequese, Deus abençoe nossos bispos, padres, diáconos e nossos amados catequistas que com grande esforço trabalham incansavelmente nessa messe que não é nossa, mas daquele que nos chamou.”
(Pe. Edson Magalhães)