BRAGANÇA PAULISTA É A QUARTA REGIÃO PASTORAL A REALIZAR A ASSEMBLEIA
BRAGANÇA PAULISTA É A QUARTA REGIÃO PASTORAL A REALIZAR A ASSEMBLEIA
Comunhão e participação rumo ao novo Plano de Pastoral
No último domingo, 7 de setembro, a Região Pastoral de Bragança Paulista realizou sua Assembleia Regional, na Paróquia Santa Teresinha, reunindo representantes de praticamente todas as paróquias. Ao todo, cerca de 130 pessoas participaram do encontro, entre padres, seminaristas e leigos.
O encontro teve início com a reflexão do Evangelho conduzida pelo padre Lucas Leme. Em seguida, o Frei Rivandro Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, apresentou a síntese enviada pelas paróquias, trazendo um retrato fiel da ação pastoral e evangelizadora da região. O conteúdo foi considerado muito rico e bem avaliado pelos presentes.
Frei Rivandro destacou que a presença significativa dos leigos, lado a lado com os padres, torna visível a busca concreta por uma Igreja sinodal, marcada pela comunhão, participação e missão.
Diante das reflexões e partilhas, podemos resumir que este caminho aponta para um chamado atual: superar o desânimo, confiar no Espírito Santo e renovar com criatividade, coragem e esperança o compromisso evangelizador.Disse o Frei.
Na sequência, o bispo diocesano, Dom Sérgio Aparecido Colombo, apresentou propostas que irão compor o Quinto Plano de Pastoral da Diocese de Bragança Paulista, em sintonia com as Diretrizes Gerais da CNBB.
Em sua fala, Dom Sérgio ressaltou:
“As Assembleias Regionais são momentos de comunhão, partilha e discernimento. Ao escutarmos nossas comunidades, percebemos os desafios atuais da pastoral, família, juventude, questões sociais e a vivência litúrgica e juntos construímos o caminho que Deus nos pede para este tempo.”
A Assembleia também abriu espaço para uma partilha sobre os principais desafios da evangelização: a vida familiar, a missão dos padres, bem como a compreensão e vivência da liturgia, entre outros.
O encontro foi marcado pelo espírito de unidade e pelo compromisso com a missão da Igreja, preparando os próximos passos rumo à construção do novo Plano de Pastoral Diocesano.