Diocese e Secretaria de Cultura abrem exposição do centenário

Diocese e Secretaria de Cultura abrem exposição do centenário

POSTADO EM 15 de Maio de 2025

Image title

As exposições são realizadas por meio da Prefeitura de Bragança Paulista e Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, através do Museu de Arte Sacra de São Paulo

O Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid foi palco, na noite desta quarta-feira (14), da abertura das exposições: “Diocese de Bragança Paulista -100 anos de devoção”, bem como “Arte Sacra para Ver e Sentir”. Com a presença do bispo diocesano Dom Sérgio Aparecido Colombo, sacerdotes, religiosos, bem autoridades municipais e estaduais, o evento marcou mais um importante passo em direção ao centenário diocesano, celebrado em 24 de julho.

Quem abriu o evento, às 20h, foi a Orquestra Municipal Violeiros do Jaguary, que levou muita música aos presentes. Na sequência, foi apresentado um vídeo comemorativo dos 100 anos da Diocese de Bragança Paulista: repleto de fotos históricas e mídias recentes, o compilado fez menção aos fatos e às pessoas que marcaram a história da Diocese.

No púlpito, autoridades comentaram sobre a importância da fé católica para o desenvolvimento da cidade, com impactos na cultura e na economia locais. Com a palavra, a Diretora de Planejamento e Gestão do Museu de Arte Sacra de São Paulo, Tatiana Ricci, abordou o processo curatorial da exposição, que reuniu 4 mil fotos e mais de 8 mil itens. Ela também discorreu sobre a exposição “Arte Sacra para Ver e Sentir”, que traz réplicas de obras reais que podem ser tocadas, promovendo o estímulo sensorial e a inclusão de pessoas com deficiência visual.

Na ocasião, Dom Sérgio Aparecido Colombo relembrou a criação da Diocese pelo Papa Pio XI e exaltou o caminho percorrido ao longo destes 100 anos:

“Nós louvamos a Deus pelo caminho percorrido e, firmados no presente, olhamos para o futuro com esperança. Mais que esperança, confiança. Mais do que confiança, a certeza de que nossa padroeira, a Virgem Imaculada Conceição do Jaguary, nos acompanhará sempre com sua maternal solicitude até atingirmos a meta final, a Jerusalém final, a Igreja Celeste”, concluiu Dom Sérgio.

Ao final, todos os presentes puderam apreciar as obras de ambas as exposições no saguão principal do Centro Cultural e conhecer detalhes sobre a criação e crescimento das 7 regiões da Diocese de Bragança Paulista.

Serviço
Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid
100 anos de história e devoção: até 27/07
Arte Sacra Para Ver e Sentir: até 22/06
De segunda a sexta, das 8h às 18h; aos sábados e domingos das 10h às 17h
Entrada gratuita

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title



Image title

Image title


Image title

Image title

Image title





© Copyright 2025. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil