ÁREA PASTORAL SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS, EM BRAGANÇA PAULISTA, É OFICIALIZADA

ÁREA PASTORAL SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS, EM BRAGANÇA PAULISTA, É OFICIALIZADA

POSTADO EM 14 de Novembro de 2024

Image title



Bragança Paulista, SP - Em um marco histórico para a Diocese de Bragança Paulista e dentro das celebrações rumo ao seu centenário, será oficializada a criação da Área Pastoral Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. O decreto, assinado pelo bispo diocesano e respaldado por uma votação unânime do Conselho de Presbíteros, entra em vigor em 17 de novembro de 2024. Esta iniciativa atende ao expressivo crescimento populacional de Bragança Paulista, com a nova área sendo desmembrada das Paróquias Nossa Senhora da Esperança e Santa Rita de Cássia.


Com sede na Igreja São Sebastião, localizada na Estrada Municipal Ulysses da Silveira Guimarães, s/n, no bairro Araras dos Pereiras, a Área Pastoral Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus também abrigará seis comunidades vizinhas: São Benedito (Araras dos Pereiras), São Benedito e Santa Cruz (Araras dos Mori), São Sebastião (Araras dos Leme), Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus (Araras dos Binos), Sagrado Coração de Jesus (Curitibanos) e São José (Araras dos Cardoso), além de prestar assistência pastoral ao Cemitério Jardim da Serra.


A criação da nova área pastoral reveste-se de um significado especial, pois será o primeiro território pastoral na diocese dedicado a Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, que morou na cidade de Bragança Paulista entre 1909 e 1918 e que hoje é símbolo de fé e perseverança para a comunidade local. A "área pastoral" equivale canonicamente a uma "quase-paróquia", circunscrição da Igreja que possui características semelhantes a uma paróquia plena, mas que ainda não é autossuficiente para ser elevada a essa condição, necessitando de desenvolvimento pastoral e estrutural para tanto.


O Pe. Gustavo Ferreira dos Santos, que até o momento era vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, assumirá a nova missão como administrador da Área Pastoral Santa Paulina. Esta nomeação visa garantir um pastoreio próximo e eficaz para a nova comunidade, promovendo o desenvolvimento espiritual e pastoral dos fiéis.


Esta criação reforça o compromisso da Diocese de Bragança Paulista em seu centenário com o cuidado pastoral de suas comunidades e com a expansão missionária em prol de uma Igreja acolhedora e próxima. A Área Pastoral Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus nasce, portanto, como um sinal de esperança e fé renovada para todos os católicos do extremo-norte de Bragança Paulista.


Image title


© Copyright 2024. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil