CRIAÇÃO DA PARÓQUIA SÃO MIGUEL: NOVO MARCO PARA A EVANGELIZAÇÃO EM BRAGANÇA PAULISTA

POSTADO EM 27 de Setembro de 2024

No próximo domingo, dia 29 de setembro, a Diocese de Bragança Paulista celebrará um momento marcante com a criação da Paróquia de São Miguel, em Bragança Paulista. A data foi escolhida cuidadosamente para coincidir com a festa litúrgica de São Miguel Arcanjo, padroeiro da nova paróquia, que será oficialmente erigida durante uma missa solene presidida por Dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo diocesano, às 18h, na igreja localizada na Rua Nicola Brochetta, 217, Jardim São Miguel.

A nova paróquia, a 67ª da diocese, foi desmembrada das Paróquias Coração Imaculado de Maria e São Francisco de Assis, com o objetivo de fortalecer a presença pastoral em bairros de rápido crescimento, como Jardim Iguatemi e os arredores. Sua criação é um passo significativo para atender às necessidades espirituais e sociais de uma população cada vez maior e mais diversificada na região.

A Paróquia de São Miguel terá como pároco o Pe. Denis-Ricard de Sousa Soares, que desde o ano passado já desempenha seu ministério na área pastoral que antecedeu a paróquia. A igreja São Miguel, sede dessa nova estrutura pastoral e localizada no Jardim São Miguel, será elevada ao grau de Igreja Matriz Paroquial, passando a ser chamada Igreja Matriz São Miguel Arcanjo.

A trajetória que culmina com a criação da paróquia começou em 2018, quando foi estabelecida a Área Pastoral São Miguel, sob a administração do Frei Alberto Carlos Gonçalves, osa, que a conduziu até 2023. Agora, com o título de paróquia, esse conjunto de comunidades – São Miguel Arcanjo, no Jardim São Miguel; São Gabriel, no Jardim Iguatemi; São Rafael, no Vale Encantado; Nossa Senhora Mãe dos Homens, no bairro Mãe dos Homens; e Nossa Senhora da Piedade, nos Atibaianos – ganha autonomia administrativa e pastoral para crescer e se consolidar como um ponto de referência na vida religiosa e comunitária de Bragança Paulista.

Mas o que significa para um conjunto de comunidades ser elevado ao grau de paróquia? De acordo com o Código de Direito Canônico, uma paróquia é uma comunidade específica de fiéis dentro de uma diocese, confiada a um pároco sob a autoridade do bispo diocesano. Essa elevação representa a maturidade pastoral e estrutural das comunidades, que passam a contar com um pároco dedicado exclusivamente à sua missão de evangelização e ao desenvolvimento de atividades pastorais, litúrgicas e sociais. A criação de uma nova paróquia também reflete o crescimento demográfico e as demandas espirituais do local, garantindo maior proximidade entre a Igreja e seus fiéis.

Com a Paróquia de São Miguel, a Diocese de Bragança Paulista reafirma seu compromisso com a evangelização e com a promoção de uma Igreja em saída, próxima das realidades cotidianas do povo de Deus. A cerimônia de ereção canônica, no próximo domingo, será um momento de celebração e de esperança para a comunidade bragantina, que se prepara para um novo capítulo na sua história de fé.