Promulgação do Estatuto do Clero e do Fundo de Solidariedade Presbiteral marcam dia do padre em Mairiporã

Promulgação do Estatuto do Clero e do Fundo de Solidariedade Presbiteral marcam dia do padre em Mairiporã

POSTADO EM 12 de AGOSTO de 2024

Image title


Na última quinta-feira, 08 de agosto, a Diocese de Bragança Paulista viveu um momento histórico durante a confraternização do clero, realizada em Mairiporã. O evento, que aconteceu nas proximidades do Dia do Padre, comemorado em 04 de agosto, reuniu aproximadamente metade dos sacerdotes da diocese em um dia de descontração, encontro fraterno e, sobretudo, de significativos avanços pastorais.


O ponto alto da confraternização foi a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Sérgio, bispo diocesano. Ao término da celebração, ocorreu a assinatura e promulgação do "Estatuto do Clero da Diocese de Bragança Paulista" e a criação do "Fundo de Solidariedade Presbiteral". Esses documentos foram assinados por Dom Sérgio Aparecido Colombo e pelo chanceler da diocese, Pe. Diego Braga Buoso.



A promulgação do Estatuto do Clero é resultado de mais de uma década de intensas reflexões e debates, culminando nos últimos anos com os esforços da Pastoral Presbiteral. Este estatuto estabelece normas e diretrizes para a vida e atuação dos sacerdotes na Diocese de Bragança Paulista, orientando o comportamento, as obrigações, os direitos e as responsabilidades do clero. Trata-se de um documento importante para a organização e o bom funcionamento da vida presbiteral, que servirá como base para o modo como proceder em diversos casos acima relacionados.



Além disso, foi criada uma nova estrutura de apoio, o "Fundo de Solidariedade Presbiteral", destinado a garantir o sustento digno dos clérigos em situações de vulnerabilidade, tais como a velhice ou enfermidades. Este fundo será gerido pela Pastoral Presbiteral e visa fortalecer a solidariedade entre os membros do clero, assegurando que todos possam contar com suporte adequado nas áreas onde enfrentarem dificuldades.



A criação do fundo representa um importante passo na promoção da fraternidade e da comunhão presbiteral dentro da Igreja Diocesana, criando uma rede de apoio mútuo que visibiliza o espírito de comunhão e fraternidade que deve haver entre os presbíteros.



Este dia de confraternização e de significativas realizações pastorais sublinha a importância da unidade e do cuidado mútuo no clero, fundamentais para uma Igreja que deseja caminhar junto, em comunhão, participação e missão.


Image title Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title


© Copyright 2025. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil