SEMINARISTAS PARTICIPAM EM BRASÍLIA DO SEMANÁRIO DE INICIAÇÃO A VIDA CRISTÃ

POSTADO EM 26 de Julho de 2024

O Seminário de Iniciação à Vida Cristã (IVC) aconteceu em Brasília de 15 à 17 de Julho, na casa Dom Luciano e contou com a presença de 208 seminaristas de todos os 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da nossa Diocese de Bragança Paulista estiveram presentes os seminaristas João Gabriel de Paula Silva e Lucas Rodrigues dos Santos (colaborador com a acessória da catequese diocesana).

O Seminário foi organizado pela Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética em parceria com a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (Cmovic) da CNBB.

A iniciativa teve como tema principal: “A importância da catequese na formação do futuro presbítero” e deseja reforçar o espaço que a Iniciação à Vida Cristã e a dimensão catequética ocupam na formação dos futuros padres.

O Seminário foi presidido por Dom Leomar Brustolin – presidente – , o arcebispo de Teresina (PI), Dom Juarez Sousa da Silva, e o bispo auxiliar de Vitória (ES), Dom Andherson Franklin Lustoza da Silva, padre Wagner Carvalho, Mariana Venâncio e a assessora da Cmovic, irmã Maristela Ganassini.

Contou também com a presença de Dom Ricardo Hoepers que é Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

O seminário contou com oficinas de estudo, colóquios, momentos de espiritualidade e celebração como um processo de construção para uma renovação do modelo atual de catequese, para um verdadeiro retorno às origens com o modelo catecumenal para o caminho do IVC.

Texto com colaboração | Lucas Rodrigues