NOTA DE PESAR

NOTA DE PESAR

POSTADO EM 03 de Julho de 2024


Hoje o grupo inter-religioso de Bragança Paulista com muita tristeza despede-se da Aline Sobral.

Image title


Ela era Socióloga. Especialista em Movimentos Sociais, em História da África e Indígena e em História Islâmica. 1ª shaikha intitulada por Izaja no Brasil. Presidenta da UMMB (União das Mulheres Muçulmanas no Brasil) ativista de direitos humanos de meninas e mulheres. Formada Promotora Legal Popular.

Co-Fundadora e presidenta do Coletivo Frente Afegã. Militante pelos direitos de imigrantes e apátridas.


Membro há 7 anos do grupo de diálogo intereligioso de Bragança Paulista. Essa grande líder religiosa acreditava na luta contra a intolerância religiosa e o racismo religioso.


Ela reconhecia a importância do diálogo inter-religioso e afirmava que somente por meio desta articulação seria possível realizar as mudanças fundamentais necessárias em nossa sociedade. Para ela, os movimentos sociais são a força de organização popular que podem fazer pressão junto às autoridades políticas empenhando-se em lutar por políticas públicas de inclusão.


Como líder islâmica e membro do grupo inter-religioso de Bragança Paulista nunca deixou de motivar-nos a uma maior aproximação junto à Educação. E hoje, podemos afirmar, que as iniciativas de aproximação que temos realizado junto às instituições educativas foram resoluções que nasceram das discussões e provocações feitas por ela ao nosso grupo inter-religioso.


Obrigado, Aline Sobral, grande líder islâmica, que trazia dentro do coração a fé vivida como cultura de paz. Essa paz feita de compromisso de justiça social, sobretudo, em relação àqueles que sofrem a intolerância religiosa e a indiferença narcisista.


Seu modo de ser liderança religiosa com certeza continuará a ser provocação a cada um de nós, convidando-nos a promover uma cultura de Paz que se faça luta pela justiça em favor dos que são marginalizados. A sua voz de liderança religiosa feminina continuará a se fazer ouvir entre nós por meio das mulheres que compreendem o chamado divino como compromisso com o desenvolvimento humano integral, com o empenho em realizar a fraternidade através da solidariedade.


Descanse em paz, e aqui, continuaremos a buscar a paz que almejou, uma sociedade mais justa e fraterna.

À família de Aline Sobral na pessoa de Hosnir Badawi os nossos sinceros sentimentos do grupo inter-religioso de Bragança Paulista.


Pe. José Antonio Boareto,

Assessor para a Dimensão do Ecumenismo e Diálogo inter-religioso da Diocese de Bragança Paulista e membro do Grupo inter-religioso de Bragança Paulista

© Copyright 2024. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil