FOI A VEZ DA REGIÃO PASTORAL DE ITATIBA RECEBER O ENCONTRO DE NOIVOS E NAMORADOS
No último domingo, dia 19 de maio, a Diocese de Bragança Paulista realizou o 2ª Encontro de Namorados e Noivos, na Região Pastoral de Itatiba, que foi acolhido pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, na cidade de Itatiba.
O encontro contou com a participação de 18 casais entre namorados e noivos e teve como objetivo ajudar os jovens casais a refletir sobre a vocação matrimonial, o amadurecimento do amor e a indissolubilidade do matrimônio.
O encontro se iniciou com a santa Missa da Solenidade de Pentecostes, presidida pelo Pe. Tiago Rodrigues da Costa, pároco da paróquia que acolheu os jovens namorados e noivos, juntamente com a comunidade local, lembrando que a família é o início de tudo e a causa de tudo.
Uma família bem estruturada é a base de uma sociedade sadia. Lembrou, entretanto, das forças contrárias às famílias, visando sua desestruturação. A família desestruturada é a causa do caos da sociedade, ressaltou o sacerdote.
A seguir, foi oferecido um café aos participantes e iniciou-se o ciclo de palestras e testemunhos. O casal Tania e Roni R. Silva, coordenadores da Pastoral Familiar diocesana, iniciou com testemunho sobre a Vida Conjugal, onde lembraram que o amor é uma decisão madura e consciente, passando pelas dimensões do amor Eros, Philia e Ágape e finalizaram com um testemunho belíssimo e emocionante de suas vidas.
Para onde caminhamos. O sacramento do Matrimônio, foi esse o tema da palestra de Fabrício da Comunidade Je-Shuá. Que refletiu com os namorados e noivos sobre a importância do sacramento na vida do casal e suas propriedades, ressaltando que o sacramento do matrimônio é indissolúvel e que é projeto de Deus desde a criação do mundo.
Salientou também que o casal deve chegar aos pés do altar de forma consciente, madura e livre.
Depois do almoço, os jovens ouviram outro testemunho, este sobre a Castidade no namoro e no noivado. Bárbara e Daniel da Comunidade Famílias Novas de São Paulo, trouxeram suas experiências com o namoro santo e a mudança em suas vidas e alegria de chegarem às núpcias depois de toda a entrega no namoro.
A seguir, Marisa, da Comunidade Coração Sacerdotal, refletiu com os jovens o tema: a beleza pura, casta e fecunda do amor conjugal, vivido como resposta ao chamamento divino. – Homilia de São João Paulo II, na canonização de Santa Gianna – sentido vocacional do matrimonio – casamento é diferente de matrimônio. Marisa trouxe de forma belíssima a vida de Santa Gianna e a opção dela pela família.
Lembrou que todos podemos ser santos se vivermos a santidade em nosso relacionamento conjugal. Cada um está a determinada distância da porta da santidade, uns começando o caminho e outros bem próximo.
Por fim, o Padre Assessor do Serviço de Animação Vocacional, Padre Gustavo Ferreira, que durante a tarde ouviu as confissões dos jovens, encerrou o encontro com a Adoração a Jesus Eucarístico que ficou exposto durante o dia todo do encontro. O Padre lembrou que todos nós somos vocacionados. Uns para a vida sacerdotal e outros para a vida matrimonial, mas lembrou que é da família que nascem as vocações e devemos sempre rezar por ela.
Este foi o segundo de um ciclo de cinco encontros de Namorados e Noivos agendados na diocese de Bragança Paulista, numa parceria entre o SAV (Setor de Animação Vocacional) e Setor Família (Pastoral Familiar, ECC, Ministério das Famílias do RCC, Mães que oram pelos filhos, Equipes de Nossa Senhora, Pastoral da Criança), com a finalidade de ajudar os jovens a refletir sua vocação, a fase em que se encontram no seu relacionamento e se estão prontos e maduros para o sacramento do matrimônio. Certamente, são sementes plantadas, mas acreditamos que com a graça de Deus, esses jovens chegarão ao sacramento do matrimônio com a certeza de que seu sim é para a vida toda, sem haver dúvidas...
Colaboração: foto e texto: Pastoral Familiar