Caminhada da Misericórdia
No último domingo, dia 30 de outubro, um grupo significativo de pessoas cantando e rezando chamou a atenção de quem passava pela rua Barão de Juqueri e ao redor da catedral. Tratava-se dos paroquianos da Paróquia São Benedito, da Vila Biachi, que realizavam sua “Caminhada da Misericórdia”.
Seguindo a orientação do Santo Padre na bula Misericordiae Vultus, documento que abriu o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, Pe. João Maria da Silva, pároco da São Benedito, motivou sua comunidade a realizar uma peregrinação da matriz da paróquia até a catedral diocesana, com o intuito de passarem pela Porta Santa. Foram cerca de 1h40 de caminhada onde os peregrinos celebraram e testemunharam a misericórdia de Deus por meio da oração do terço da Divina Misericórdia, da meditação dos salmos penitenciais e de canções que contemplavam o mistério do perdão infinito do Pai. Ao longo do trajeto foram realizadas algumas paradas, onde todos puderam meditar acerca do sentido da peregrinação, presente em toda a história do povo de Israel, bem como alguns outros aspectos que permearam todo o Ano Santo, aberto no Advento e que se encerrará no próximo dia 20 de novembro.
Ao chegar na praça Raul Leme, todos os fiéis ouviram a explicação de Pe. João acerca do sentido da Porta Santa e da passagem por ela, que reproduziu as palavras da bula papal: “Com estes sentimentos de gratidão pelo que a Igreja recebeu e de responsabilidade quanto à tarefa que nos espera, atravessaremos a Porta Santa com plena confiança de sermos acompanhados pela força do Senhor Ressuscitado, que continua a sustentar a nossa peregrinação. [...]” (MV). Além disso, explicou também o significado e as prerrogativas das indulgências plenárias, que receberam todos aqueles que haviam se confessado recentemente, participaram da peregrinação, atravessaram a Porta Santa, rezaram pelas intenções e pela pessoa do Papa e celebraram a Santa Missa.
Após terem rezado a oração do Ano Jubilar, todos atravessaram calma e piedosamente a Porta Santa da catedral enquanto cantavam o Hino da Misericórdia. Uma vez acomodados os peregrinos, teve início a Santa Missa presidida por Pe. João Maria e sob a assistência do Diácono Pedro Colella, diácono permanente da Paróquia São Benedito.