Ó Senhora do Rosário, a sua casa cheira rosa, cheira flor…

Ó Senhora do Rosário, a sua casa cheira rosa, cheira flor…

POSTADO EM 06 de Outubro de 2025

Image title


No último dia 04 de outubro de 2025, aconteceu a 1ª Lavagem das escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário em Bragança Paulista. O evento iniciou-se às 10h00 na praça central no Pergolado. Participaram um grande número de pessoas, líderes religiosos e sociais, membros do poder público, instituições educativas e de toda sociedade civil. Na abertura, os presentes ouviram o hino nacional e do município de Bragança Paulista. Em seguida fizemos a leitura sobre o significado da lavagem, frisando a importância daquele momento histórico como um modo de reparação histórica e reconhecendo que o caminho que se acredita como possível e um re-imaginar uma utopia necessária e urgente é a convivência comum apreendida da amizade social e da fraternidade, fundamentada, em tantos documentos do Magistério da Igreja, além de ser intenção de oração mensal do Papa Leão XIV, em vídeos, os quais podem ser assistido nas redes sociais, seja o vídeo para a convivência comum (intenção do mês de agosto de 2025) e neste mês pela colaboração entre as diferentes tradições religiosas (intenção do mês de outubro de 2025), onde podemos ouvi-lo dizer em inglês e ler através da legenda traduzida do Vatican News: “Rezemos para que as pessoas de diferentes tradições religiosas trabalhem juntas para defender e promover a paz, a justiça e a fraternidade humana”. (Leão XIV). 


Após este momento, os líderes deixaram sua mensagem, e todos nós podemos recordar as palavras de Dom Sérgio, pois a vice-prefeita Gislene Bueno, fez uma postagem para as redes sociais e que viralizou, onde podemos ouvir e ler a mensagem do Bispo Diocesano, que segundo ela, coordenou com muita maestria este ato. Entre tantas palavras, recordamos: “É uma alegria estar aqui na nossa praça, praça é sempre o lugar do povo, lugar do encontro, lugar da alegria, lugar da celebração, lugar da comunhão”, e, ou ainda ouvi-lo em outro momento dizer: “(...) É isso que realmente nós queremos, que o Evangelho pede, que as pessoas se encontrem para fazer o caminho, o caminho do bem, o caminho da paz, o caminho da alegria, da dignidade”. 


Depois das falas das lideranças, também foi dada a palavra aos representantes das instituições de educação superior presentes, o Instituto Federal de Bragança Paulista e a Universidade São Francisco. Em seguida foi realizada a caminhada até a Igreja Nossa Senhora do Rosário onde foi realizada a Lavagem. Considerando o que a própria comunidade religiosa na pessoa do Pai Bill nos ensinou a respeito da Lavagem, isto é, que também é um gesto de carinho e amor para com Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, assim intitulada, pois foi a devoção cultivada desde do tempo da colonização, então, manifestando esse amor a essa Mãe tão querida o povo aprendeu um belíssimo refrão em forma de louvor mariano, cantada por Pai Bill que naquele momento trouxe a memória dos seus ancestrais cantando: “Ó Senhora do Rosário, a sua casa cheira, cheira cravo, cheira rosa, cheira flor de laranjeira”. Então, Dom Sérgio, disse que esse cheiro dessas flores subissem a Deus semelhante ao cheiro do incenso. 


E assim, terminamos este ato inter-religioso pela Paz. No final todos os participantes puderam se alimentar com um pão com carne desfiada e um refrigerante caçulinha. Na encíclica social “Caritas in Veritate” do Papa Bento XVI, muito semelhante ao que também afirmou o Papa Francisco e ouvimos agora o Papa Leão XIV dizer, somente através da sensatez religiosa, ou seja, da consciência religiosa de fraternidade é possível haver a convivência comum entre nós, pois a razão pode garantir a igualdade fundamental e a dignidade humana, seja através da legalidade e ou mesmo a ética, mas somente reconhecendo que somos irmãos e irmãs uns dos outros que se torna possível conviver juntos em meio as nossas diferenças. 


Por isso, diz-nos o Papa Leão XIV no vídeo onde encontramos a sua intenção para a oração mensal de agosto de 2025, e podemos terminar esta notícia com a sua oração, pois sem oração não é possível realizarmos nada, e ainda corremos o risco de fecharmos-nos em nosso egoísmo e permanecermos infantis em nossa fé e atitude amando somente a quem nos ama. Rezemos com o Papa Leão XIV: “Envia-nos teu Espírito, Senhor, para que torne a acender em nós o desejo de compreender-nos, de escutar-nos, de conviver com respeito e compaixão. Dá-nos a coragem de buscar caminhos de diálogo, de responder ao conflito com gestos de fraternidade, de abrir-nos ao outro, sem temer as diferenças. Torna-nos construtores de pontes, capazes de superar as fronteiras e ideologias, capazes de olhar o outro com os olhos do coração, reconhecendo em cada pessoa uma dignidade inviolável. Ajuda-nos a ampliar espaços onde floresce a esperança e onde a diversidade não seja uma ameaça mas uma riqueza que nos humaniza. Amém”. (Leão XIV). 

 

 

Pe. José Antonio Boareto

Assessor para o Ecumenismo e Diálogo inter-religioso da Diocese de Bragança Paulista

06/10/2025

© Copyright 2025. Desenvolvido por Cúria Online do Brasil