Pastoral da Comunicação (PASCOM)

POSTADO EM 23 de Maio de 2016

Assessor: Pe. Danilo Teixeira da Silva

Pastoral da Comunicação (PASCOM)

“A Pascom é a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação. Não é uma pastoral a mais, mas aquela que integra todas as demais pastorais. A PASCOM, pela própria razão de ser, perpassa as ações das demais pastorais, animando-as e colocando-se a serviço” (Estudo 75 CNBB).

Sua essência é promover o acesso à informação, bem como sua produção, levando para toda a comunidade, paroquial e diocesana, o testemunho de vida cristã, a doutrina da Igreja e a Boa Nova de Jesus Cristo.

A Pascom tem como objetivos:

Evangelizar através da comunicação, tornando presente os valores da mensagem de Cristo nos meios de comunicação social;

Através de meios de comunicação manter os fiéis informados de tudo que acontece na Comunidade Paroquial e Diocesana;

Fazer a divulgação dos eventos e festas.

A Pascom serve para:

a) Evangelizar, afinal, como diz o Documento de Puebla (1063): “evangelizar é comunicar”. A Pascom trabalha para que todos os membros da Igreja (bispos, padres, diáconos, religiosos, leigos) adotem uma postura de comunicação mais humana, fraterna.

b) Dar unidade às práticas de comunicação existentes na Igreja. Quantas paróquias têm programas de rádio, site, jornal, mural, mas cada feito por uma pessoa ou um grupo, isoladamente? A Pascom existe para dar unidade a estas ações.

c) Construir comunhão: O objetivo da Pascom não é, simplesmente, produzir e emitir informações. Antes disso, é preciso pensar em melhorar a qualidade da comunicação entre as pessoas, pastorais e setores, para que a comunicação gere comunhão, a exemplo das primeiras comunidades cristãs. Devemos comunicar para gerar comunhão.

d) Promover a pessoa levando-as à mobilização por melhores condições de vida, na sociedade. Os meios de comunicação podem estimular processos comunitários a favor da cidadania.

Assessor Eclesiástico: Padre Danilo Teixeira da Silva

Coordenadora: Edite Oliveira Neves