Pastoral da Pessoa Idosa – PPI

POSTADO EM 23 de Maio de 2016

Pastoral da Pessoa Idosa – PPI

A Pastoral da Pessoa Idosa é um Organismo de Ação Social da CNBB, de atuação nacional, que tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber. Tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto-realização, por meio das seguintes atividades:

l - Promover o desenvolvimento físico, mental, social, espiritual, cognitivo e cultural dos idosos;

ll - Promover o respeito à dignidade e à cidadania das pessoas idosas, colaborando para a divulgação e implementação do Estatuto do Idoso - Lei n. 10.741, de 1º de Outubro de 2003; entre outros.

A Pastoral da Pessoa Idosa capacita e sensibiliza líderes comunitários para as visitas domiciliares das pessoas idosas com 60 ou mais anos de idade. A opção preferencial é acompanhar as mais vulnerabilizadas pela pobreza ou abandono. A Pastoral da Pessoa Idosa zela pela formação contínua dessas lideranças voluntárias.

A capacitação tem como base o guia do Líder da Pastoral da Pessoa Idosa, com os temas sobre: a missão e mística cristã de fé e vida, a missão do líder, questões sobre o envelhecimento, os indicadores de saúde, direitos dos idosos, cidadania, entre outros. Este Guia faz parte da vida cotidiano de cada líder na sua missão.

"A igreja se sente comprometida a procurar a atenção humana integral a todos as pessoas idosas, também ajudando-as a viver o seguimento de Cristo em sua atual condição e incorporando-as à missão evangelizadora o quanto possível. Por isso, enquanto agradece o trabalho que já vem realizando religiosas, religiosos e voluntários, a Igreja quer renovar suas estruturas pastorais e preparar inclusive mais agentes, a fim de ampliar este valioso serviço de amor." - Documento de Aparecida, 450

Coordenador: Sonia Maria Granado Arantes

Assessor: Pe. Wagner Navarro