Setor Família

POSTADO EM 24 de Maio de 2016

Assessor: Pe. Ricieli de Oliveira P. Carvalho

Pastoral Familiar

É uma ação que se realiza na Igreja e com a Igreja e para Igreja, de forma organizada e planejada, por meio de agentes específicos, com metodologia própria.

A Pastoral Familiar Diocesana é uma ação das famílias, com as famílias e para as famílias.

Tem como objetivo a proclamação da Boa Nova do matrimônio e da família, oferecendo os instrumentos necessários para a formação das pessoas antes e depois do casamento e busca levar os cuidados Pastorais a todas as famílias, mesmo as irregulares, desestruturadas, incompletas, etc. Visa a transformação da sociedade e a conversão de todos. Todas as pessoas são convidadas.

A Pastoral Familiar é uma pastoral básica, quer dizer, pastoral mãe. Por isso ela é prioritária e deve estar envolvida com todas as outras pastorais. É uma pastoral orgânica.

O objetivo Geral da Pastoral Familiar se sustenta na adequada e exaustiva evangelização da família para que, educada no amor, possa ser transmissora da fé, defensora da paz, formadora de personalidade, promotora do desenvolvimento do senso comunitário.

Os objetivos da Pastoral Familiar se baseiam no trabalho desenvolvido pela Pastoral Familiar que é amplo e abrangente. É preciso que as equipes que nela trabalham tenham claro quais os seus objetivos e prioridades, cujo enfoque principal é promover, fortalecer e evangelizar a família.

Dentre as principais ações, destacam-se:

1- Formar agentes qualificados;

2- Oferecer, com qualidade, preparação dos noivos para o matrimônio e vida familiar;

3- Acolher toda e qualquer realidade familiar;

4- Unir esforços para que a família seja, de fato, um santuário da vida;

5 - Despertar nas famílias seu sentido de defensora da vida em todos os seus estágios, ou seja, da concepção até a morte natural.

6- Promover o fortalecimento dos laços familiares nos ensinamentos evangélicos e apontar caminhos para a solução das crises e dos problemas intrafamiliares;

7- Incentivar o crescimento da espiritualidade familiar de diferentes maneiras;

8- Despertar a família para o seu papel educador;

9- Despertar o sentido missionário da família;

10- Oferecer contínuo apoio aos casais e famílias das comunidades e paróquias;

11- Promover a participação das famílias nos tempos litúrgicos mais importantes e nas suas celebrações específicas, como a Semana da Família, Semana da Vida e Dia da Sagrada Família;

12- Prosseguir na articulação e na busca de apoio dos integrantes dos Movimentos, Serviços e Institutos Familiares e de promoção e defesa da vida.

Assessor: Padre Ricieli de Oliveira P. Carvalho

Fone: 11-3402-3072