Homilia na ordenação presbiteral Diácono Alexandre Monteiro Lima

Franco da Rocha (SP)

24 de junho de 2017

Irmãos e Irmãs!

Nesta Eucaristia, que celebramos por graça e bondade de Deus, na Natividade de São João Batista, ordenaremos presbítero o nosso irmão, Diácono Alexandre. Membro do povo de Deus, que é um povo sacerdotal, pela força do sacramento que receberá na Igreja, exercerá o ofício sacerdotal em favor de toda a humanidade. Ele será cooperador do Bispo, como os apóstolos foram de Jesus, na função de Mestre, Sacerdote e Pastor, edificando o Corpo de Cristo que é a Igreja, povo de Deus e Templo do Espírito Santo.

A primeira leitura, que o candidato escolheu para a liturgia desta celebração, é a do profeta Isaías, que apresenta a vocação do servo, identificado com o povo de Israel ou, mais precisamente, com um individuo, chamado como o profeta Jeremias “desde o ventre materno”, a uma missão, qual seja, a libertação de Israel, persuadindo-o a ser fiel a Deus que o formou e o conduz. Não só como servo, mas também como “luz das nações”, explicitando o caráter universal da sua missão que, deverá alcançar os confins da Terra. O que o profeta é para um povo – o povo de Israel, Israel o é para todas as nações.

Ser servo, ser luz é a sua primeira tarefa, meu querido irmão que, desde o ventre materno, também foi chamado e que hoje é separado pela unção sacerdotal, para exercê-la com total liberdade, destemor e fidelidade.

Você está disposto a fazer este caminho? Nossa sociedade atual pede lideranças cristãs corajosas, sem medo, convictas, capazes de se indignar com estruturas sociais iniquas que em nada têm contribuído para o amadurecimento humano, social, político e religioso de nosso povo; estruturas e projetos que afrontam o Projeto original de Deus para a pessoa, família, sociedade e natureza. Projetos que relativizam sua presença e ação libertadora, conforme afirmou Bento XVI. Como se expressou ainda São João Paulo II na preparação da Igreja para o terceiro milênio: muitas são as “sombras do presente”, seja no campo civil, com a violação da dignidade humana, seja no campo religioso – eclesial, com os fundamentalismos que não colaboram para a fraternidade e a paz.

No evangelho nos deparamos com a figura de João, o precursor, o batizador, que chama a atenção para a pessoa de Jesus, o Messias – o Filho de Deus, que morreu na cruz e agora é o Senhor.

Seja ele o seu Mestre. Seguindo-o como discípulo exemplar, sua vida seja marcada pelo serviço alegre e dedicado ao povo. João foi enviado por Deus “para preparar o caminho do Senhor”.  Reconhece que aquele que anuncia é mais fortedo que ele, por isso tudo é orientado para ele, Jesus, que batizará com o Espírito Santo, portanto, com o batismo de salvação.

Na Igreja e com a Igreja você, meu irmão, deve ser sempre a voz inconfundível, capaz de sustentar, pela pregação e pelo testemunho, o sempre atual Projeto de Deus –vida para o seu povo. Hoje você é ordenado presbítero, padre. Seu ministério aponte sempre para Jesus e seja levado às últimas consequências, não temendo chegar até a cruz, vitória sobre o mal e sobre o pecado.

Considere a suadignidade: pelas suas palavras e gestos, Ele mesmo continua acolhendo, abençoando, reconciliando, anunciando o Reino de Deus, alimentando, com seu corpo e com o seu sangue, os que se propõem a segui-lo, denunciando o pecado que fere a liberdade humana e impede de ser feliz. É pela fé que compreendemos tão grande mistério que nos ultrapassa, dom concedido a você para seradministrado por graça dele.

Termino com a homilia ritual da ordenação de presbíteros: “Desempenha, portanto, com verdadeira caridade e contínua alegria, a missão do Cristo Sacerdote, procurando não o que é teu, maso que é de Cristo”.

A mãe deJesus, mãe dos sacerdotes, o ampare e acompanhe sempre.

Que você possaviver aquilo que seu nome significa: “defensor da humanidade”, “o que repele os inimigos”. Faça do seu ministério, portanto, o exercício do bem, defendendo os valores do Reino confiado a você. Amém!

+ Sérgio,

Bispo Diocesano