Óbulo de São Pedro

Circular 05/2017

Assunto: Óbolo de São Pedro

Bragança Paulista, 20 de junho de 2017

O pastoreio do Santo Padre o Papa Francisco tem interpelado a Igreja, e toda a humanidade, quanto à solicitude para com os sofredores do tempo presente. Ele mesmo tem sido um exemplo inconfundível no acolhimento de refugiados, perseguidos e pobres, sobretudo os de Roma, que tem encontrado nele, apoio para as suas necessidades urgentes. Atualmente, espaços dentro do Vaticano o atestam com uma infraestrutura para o acolhimento daqueles que vivem numa situação de mendicância e de exclusão.

Caros irmãos presbíteros, religiosos, religiosas e membros do Povo de Deus em nossas comunidades,

Saudações Fraternas!

No próximo dia 02 de julho, celebramos a solenidade de São Pedro e São Paulo. Considerados pela Tradição como Príncipes dos Apóstolos, personificam a Igreja inteira em sua missão evangelizadora. Na oração e na oferta, conhecida como ÓBOLO de SÃO PEDRO, manifestamos nosso amor e fidelidade ao Papa, cujo coração misericordioso nos sensibiliza, para que com ele estejamos presente onde alguém sofre.

Nas homilias de tão significativa solenidade (missas de preceito de sábado e domingo), lembremo-nos do Papa em sua nobre missão e, sensibilizemos nossas comunidades para generosa oferta.

Atenção: A oração e a coleta estendem-se aos mosteiros, colégios, conventos, casas religiosas, oratórios, capelas e a todas as comunidades cristãs, conforme determinação da VII Assembleia Geral da CNBB.

Esta circular seja lida em todas as Missas de preceito da referida Solenidade.

Deus conserve o amado Papa Francisco, tão querido de toda a humanidade. Seu exemplo nos torne mais misericordiosos, fiéis e apaixonados como ele, pelos preferidos de Jesus.

Servo em Cristo,