Homilia - Ordenação Presbiteral - Diego Braga Buoso

Diácono Diego Braga Buoso

10 de junho de 2017 – Joanópolis – SP

Irmãos e Irmãs!

Dentro de alguns instantes, pela oração de consagração e imposição das mãos, este nosso irmão será elevado na Igreja, à condição de Sacerdote, tendo como modelo o Senhor Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, em quem se configura todo o Povo de Deus – Povo Sacerdotal.

Seu ministério – serviço na Igreja, será a partir de hoje o de servo, a exemplo do Senhor por quem consagrará sua vida. Ele, que se apresentou como Mestre e Senhor, não hesitou em lavar os pés dos seus discípulos, gesto que seria levado ao extremo na Cruz, revelando o seu amor até o fim. “Dei-vos o exemplo para que, como eu fiz, assim façais também vós” (Jo 13, 15).

Meu caro Diácono Diego. Hoje você será ungido, consagrado, separado – designado. Para que? Para ser como o Profeta Isaias (1ª. leitura) e o próprio Jesus (Evangelho): BOA NOTÍCIA. Boa Notícia de Deus que resgata os pobres, cura os corações feridos, restitui a dignidade aos espoliados de seus bens, torna realidade a libertação. Ungido para anunciar a beleza, a grandeza e a viabilidade do Ano da Graça do Senhor no hoje da história. Faça como Jesus fez: não desprezes, não humilhes os pobres que são tantos. Na realização do ministério que abraçarás logo mais – ser padre, tenha em alta conta as eles, que são os preferidos de Deus. Assim seu serviço será sempre amparado pela credibilidade, que é também de toda a Igreja. Seja hoje sua entrega, generosa, sem reservas, sem medo. Nada mais lhe pertencerá. Como ouvi de um querido padre uma vez, coloque sua liberdade sobre o altar, para poder servir sempre à única causa para qual você se preparou durante esses anos todos, o REINO de DEUS.

Cuide para que os apelos do poder e das vantagens humanas não destruam o que hoje tens no coração. Grande meu irmão, é quem serve, lógica que está na contra mão do mundo presente. Começa pelos últimos, excluídos, sendo solidário com eles. Assim jamais erraras. Seja esta a lógica da sua vida sacerdotal.

Acolha ainda e, procure por em prática a exortação do Apostolo Paulo ao seu amigo Timóteo (2ª. Leitura). Amigo querido, companheiro no anúncio de Jesus Cristo, a quem fez Bispo da querida comunidade de Éfeso. Comporte-se sempre como ministro de Deus. Seja na comunidade a você confiada, modelo na caridade, na fé e na castidade. Aí será visível o Dom de Deus que está em você. Você é jovem como Timóteo. Anuncia com a sabedoria do Espírito a Sagrada Escritura, não como os falsos doutores da Lei. Prega e ensina com cuidado, delicadeza, sensibilidade, de modo a fortalecer no amor e na fé os que te escutam.

Cuide de sua vocação. Que ela não esmoreça, e sua autoridade de mestre e pastor se confirme sempre mais. Na oração, na contemplação diária de tão grande mistério a você confiado, na administração dos bens incomensuráveis presentes, sobretudo, nos sacramentos, você seja encorajado cada dia a perseverar.

Empenhe-se em atender as coisas de Deus. Seja um padre alegre. Que a tristeza nunca tome conta de você. Nos sofrimentos, nos desafios, nos pecados, não esqueças de render glória a Deus. Na simplicidade de coração eu confio, espero e quero você como um grande pastor junto ao Povo de Deus, sempre disposto e capaz de dizer: Eis-me aqui Senhor.

Permita que Maria seja sua mãe. Que ela forme Cristo em você. Aprenda com ela o que ela primeiro fez por seu primogênito, Jesus Cristo, nosso irmão redentor. Amém.

Diego: Aquele que doutrina, aquele que ensina. Sua vida e seu ministério, como diz o Apóstolo São Paulo, sejam uma carta, uma mensagem, um ensinamento vivo do nome, da pessoa, dos atos e da promessa de Jesus.

+ Sérgio

Bispo Diocesano