Assembleia Diocesana 2016

Circular 09/2016

Assunto: Assembleia Diocesana

Bragança Paulista, 28 de outubro de 2016

Festa de São Simão e São Judas Tadeu, Apóstolos.

“A missão é o paradigma de toda Igreja. Ela assume um rosto próprio, com pelo menos três características: URGÊNCIA, AMPLITUDE, INCLUSÃO. É urgente em decorrência da necessidade de anunciar o Evangelho com renovado ardor missionário, perante os graves problemas éticos e os desafios pastorais da realidade brasileira. É ampla e includente, porque reconhece que todas as situações, tempos e locais são seus interlocutores. É necessário, portanto, suscitar, em cada batizado e em cada forma de organização eclesial, uma forte consciência missionária que interpele o discípulo missionário a ‘primeirear’, isto é, a tomar iniciativa, a ‘sair ao encontro das pessoas, das famílias, das comunidades e dos povos para lhes comunicar e compartilhar o dom do encontro com Cristo’. O discípulo missionário anuncia Jesus Cristo em todos os lugares e situações em que se encontrar, apresentando com clareza e força testemunhal quem é Ele e qual sua proposta para toda humanidade, reconhecendo sempre que é precedido pelo Espírito Santo, protagonista da Evangelização. O testemunho pessoal é a base sobre a qual o anúncio explícito haverá de ser desenvolvido” (DGAE – Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, nº 37 e 38).

Caro irmão presbítero,

Saudações fraternas!

No dia 15 de novembro de 2016, terça-feira, realizaremos nossa Assembleia Diocesana, em Bragança Paulista, no IECJ – Instituto Educacional Coração de Jesus, situado à rua José Guilherme, nº 493 - Centro. O Tema da Assembleia será o documento 105 da CNBB: Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo (cf. Mt. 5,13-14).

Estão convocados: Párocos, Administradores Paroquiais, Vigários Paroquiais, atuais e futuros diáconos, uma Representante do núcleo CRB – Diocese de Bragança Paulista, Coordenadores (as) e Assessores (as) de atividades pastorais em nível diocesano, um seminarista representante do propedêutico, do curso de filosofia e teologia, e três leigos de cada Paróquia, que sejam membros do CPP – Conselho de Pastoral Paroquial ou órgão equivalente. O assessor será o senhor Carlos Signoreli, de Campinas e que já assessorou o setor leigos na CNBB.

Horário:

08h30 – Chegada/ oração de abertura