Colégio de Consultores

POSTADO EM 08 de AGOSTO de 2016

A partir de 08 de dezembro de 2022, este colégio é composto pelos seguintes padres:

1. Pe. César Augusto Alves Bezerra

2. Pe. Danilo Teixeira da Silva

3. Pe. Diego Braga Buoso

4. Pe. Edilson Arlindo da Rocha

5. Pe. Francisco Gilson de Souza Lima

6. Mons. Giovanni Barrese

7. Pe. Wagner da Silva Navarro

O Colégio de Consultores é o órgão consultivo, obrigatório em todas as dioceses, que participa da natureza do Conselho Presbiteral do qual procede, e que pela sua composição mais reduzida e facilidade de convocação, permite a assistência ao Bispo de forma continuada e, sobretudo, nos assuntos de governo de maior urgência. Algumas vezes, o seu ditame é de caráter vinculante e em muitos casos deve ser preceptivamente consultado pelo Bispo.

O Colégio de Consultores desempenha a função de uma Comissão Permanente do Conselho Presbiteral. É constituído por presbíteros, em número não inferior a seis e não superior a doze, livremente escolhidos pelo Bispo Diocesano entre os membros do Conselho Presbiteral. Se um membro do Colégio dos Consultores renunciar à sua função ou vier a falecer, o Bispo não está obrigado a nomear um substituto, conquanto o número mínimo de seis membros seja mantido.

Entre suas funções, previstas pelo Direito Canônico (cân. 502), estão auxiliar o bispo no governo da diocese do ponto de vista administrativo, além de realizar funções no caso de vacância da sé diocesana.

Bairro
CEP