Quarto dia da 58º Assembleia Geral da CNBB

POSTADO EM 15 de Abril de 2021

Nesta quinta-feira, 15 de Abril de 2021, aconteceu o quarto dias da 58º Assembléia Geral das CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que este ano excepcionalmente acontece, on-line. Os trabalhos que se iniciaram no dia 12/04 (segunda-feira) e contaram com a presença de nosso bispo diocesano Dom Sérgio parecido Colombo, transcorrerão até a sexta-feira dia 16 de abril.

RETIRO DA MANHÃ – CARDEAL SEAN PATRICK O’MALLEY

Especialmente no dia de hoje, a iniciar-se pela manhã, os bispos do Brasil participaram de um retiro, pregado pelo Cardeal O’Malley, Arcebispo de Boston nos Estados Unidos.
Dom Walmor, arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, ai iniciar os trabalhos deu as boas-vindas ao cardeal americano.

“Vamos acolher dele palavras que nos ajudem a vivenciar o mistério da nossa fé e testemunhá-lo, fazer experiências bonitas de partilhas com muita abertura de coração, costurando sempre mais nas diferenças a unidade em torno da nossa fé intocável”.

O cardeal Sean O’Malley conduziu a primeira reflexão a partir da leitura de um trecho do Evangelho de São Lucas (Lc 4, 16-32), quando Jesus fez sua primeira pregação na Sinagoga de Nazaré.

“Hoje, nessa meditação, gostaria de refletir sobre o significado teológico de duas localidades do evangelho. Os evangelhos dizem-nos que a vida de Jesus começa em Belém e acaba em Jerusalém. No entanto, Jesus passa muito pouco tempo nessas duas cidades. Durante a maior parte da sua vida, Jesus viveu em Nazaré e Cafarnaum. Tanto assim que era conhecido como o Nazareno”.

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA A 58º AG CNBB

Ainda durantes os trabalhos desta quinta feira, se destaca a mensagem em vídeo gravada pelo sucessor de Pedro e direcionada aos bispos do Brasil, bem como a cada brasileiro e cada brasileira como ele mesmo menciona em sua mensagem.

CARTA DOS BISPOS BRASILEIROS AO PAPA FRANCISCO

Redigida pela CNBB e aprovada pelos bispos presentes na 58º AG CNBB, a carta dos bispos brasileiros demonstram e renovam sua fidelidade e comunhão com o sucessor de Pedro.

Além de evidências ao sumo pontífice as pautas adotadas durante a assembleia, fica clara vontade dos bispos do Brasil, de dr sequencia as pautas sugeridas por Francisco, sobretudo por meio de sua encíclica Fratteli Tutti, o ano de São José e das famílias, entre outras

Leia abaixo a íntegra da carta ao Papa Francisco:

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DA 58º ASSEMBLÉIA GERAL DA CNBB

Dentre outros trabalhos que podem ser evidenciados, e que foram todos acompanhados bem de perto por nosso bispo diocesano Dom Sérgio, destacamos a criação do REGIONAL LESTE 3, que corresponde as diocese do estado do Espirito Santo, que foi aprovada pela assembleia.

Ainda, a aprovação pelos bispos do tema central dos estudos a serem desenvolvidos pela CNBB, “Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias”, o texto foi desenvolvido e apresentado pelo arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo.

Destaca-se também a apresentação do tema da CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022, cuja o tema apresentado foi “Fraternidade e Educação” e como lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31, 26).

E por fim, a 58º AG CNBB, aprovou a realização em 2023 do ANO VOCACIONAL, iniciativa aprovada por unanimidade dos bispos presentes virtualmente na assembleia.

FONTE: https://www.cnbb.org.br/