Nota de Falecimento

POSTADO EM 30 de Outubro de 2019

“O Bom pastor dá a vida por suas ovelhas” (Jo 10,11).

Recebemos com pesar a notícia da páscoa de Dom Ercilio Turco, Bispo Emérito de Osasco (SP). No dia 28 de outubro tive a graça de estar com ele na UTI do Hospital da Luz, em São Paulo.

Com lucidez e, segurando todo tempo minhas mãos, Dom Ercilio fez rápida recordação do seu ministério episcopal na Igreja Diocesana de Limeira, onde me agradeceu por todo trabalho realizado com ele na organização da Ação Evangelizadora e no Conselho de Presbíteros.

Emocionado, confessou mais uma vez aquilo que eu junto a ele sempre testemunhei: amor incondicional ao Reino, a Igreja, aos presbíteros e aos pobres. Apesar da timidez Dom Ercilio foi um bispo austero e ao mesmo tempo de grande sensibilidade para as questões do nosso tempo.

Sempre preocupado com o bem dos seus cooperadores presbíteros, exortava, animava, encorajava, sobretudo, com seu testemunho de despojamento, pobreza e fidelidade. Provado pelo sofrimento, e tendo chegado sua hora de passar deste mundo, entregou-se nas mãos do Pai para viver na eternidade a Eucaristia que jamais se acabará. Seu exemplo de pai e pastor nos anime a prosseguir com esperança no caminho, “anunciando o Evangelho de Deus”.

No coração da Trindade, com todos os santos e santas Dom Ercilio, “servo bom e fiel” interceda por nós, pela Igreja e por toda a humanidade nesta hora tão difícil. Ao povo de Deus nas Dioceses de Limeira (SP), com Dom Orlando Brandes e na Diocese Osasco (SP), com Dom João Bosco, externamos nossos sentimentos e orações.

Bragança Paulista, 30 de outubro de 2019

Dom Sérgio Aparecido Colombo