Dia de Oração pela Santificação do Clero 2016

POSTADO EM 06 de Junho de 2016

Dia de Oração pela Santificação do Clero 2016

Na manhã do dia 03 de junho de 2016, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o Clero diocesano esteve reunido na Casa de Pastoral Madre Cândida em Bragança Paulista para o Dia Mundial de Oração para a Santificação do Clero.

Em nossa Diocese esse Dia foi marcado pela Santa Missa presidida pelo Exmo. e Revmo. Sr. Bispo Diocesano Dom Sérgio Aparecido Colombo e concelebrada por todos os padres e diáconos da nossa Diocese.

Na homilia o Sr. bispo retomou o discurso do Papa Francisco na abertura da 69ª Assembleia Geral da CEI e perguntou ao nosso clero: o que dá sabor a vida do presbítero? Por quem e pelo que estamos prestando serviço? E qual a razão última do doar-se? Ao final Dom Sérgio agradeceu aos vários presbíteros que se dedicam com afinco ao seu ministério sacerdotal nas paroquias de nossa diocese.

Esse encontro encerrou-se com um delicioso almoço de confraternização entre todos os sacerdotes e diáconos presentes.

Foi São João Paulo II, no ano de 1995, que propôs para toda a Igreja de “se celebrar, em cada diocese, um ‘Dia pela Santificação dos Sacerdotes’, por ocasião da festa do Sagrado Coração de Jesus ou noutra data mais apropriada às exigências e costumes pastorais do lugar” (Carta do Papa João Paulo II aos Sacerdotes por ocasião da quinta feira santa de 1995). E complementou: “Faço minha esta proposta, almejando que tal iniciativa ajude os sacerdotes a conformarem-se cada vez mais plenamente com o coração do Bom Pastor”. (idem).

Neste Dia todo o Povo de Deus é vivamente convidado a elevar à Deus suas orações pela santificação dos sacerdotes do mundo inteiro, mas, particularmente, pelos padres trabalham em sua respectiva paróquia.Image title

O ministério sacerdotal é um serviço indispensável para a Igreja e para o mundo e requer dos sacerdotes fidelidade plena a Cristo e incessante união com Ele. A autenticidade e a credibilidade da ação presbiteral passa pelo autêntico testemunho de vida. Nossos sacerdotes devem viver a santidade de vida e de estado e, acima de tudo, devem ser missionários para transmitir a fé.

Porém, sabemos que sem a Graça é impossível ao homem ser santo. E é nesse sentido que a oração dos fiéis por seus pastores se torna indispensável, pois faz a Igreja crescer em unidade e santidade. Sem a oração e a intercessão dos fiéis junto a Deus, a missão do sacerdote torna-se ainda mais difícil, especialmente nos tempos atuais, cheios de desafios para a vivência da fé.

Rezemos pelos nossos sacerdotes essa oração atribuída a Santa Teresinha do Menino Jesus:

Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote,

conservai os vossos sacerdotes sob a proteção

do Vosso Coração Amabilíssimo,

onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai puros e desapegados dos bens da terra os seus corações,

que foram selados com o caráter sublime do Vosso Glorioso Sacerdócio.

Fazei-nos crer no seu amor e fidelidade para Convosco

e preservai-os do contágio do mundo.

Dai-lhes também,

juntamente com o poder que têm de transubstanciar

o pão e o vinho em Vosso Corpo e Sangue,

o poder de transformar os corações dos homens.

Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos

e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna.

Amém!

Padre Marcio Canteli